UFRN e IFRN lançam guias culturais indígena e afro do Rio Grande do Norte

Evento de lançamento ocorre na página do Facebook IFRN Natal Zona Leste nesta quarta (3), às 19h

Publicada em 01/06/2020 Atualizada há 12 meses

Você conhece as comunidades indígenas do Rio Grande do Norte? Sabe como chegar até elas e identificar a presença e as relações com a sua história? E as comunidades afro-brasileiras no Seridó? Você sabe onde se localizam e como suas influências se espalham na vida dos potiguares? Você conhece as suas raízes?

Com o objetivo de disseminar esses conhecimentos, estão sendo lançados nesta quarta-feira (3), a partir das 19h, o Guia Cultural Indígena do Rio Grande do Norte e o Guia Cultural Afro do Seridó. O evento acontece de forma online através da página do Facebook IFRN Zona Leste

Os guias são um trabalho dos pesquisadores responsáveis pelo Projeto de Extensão Troncos, Ramos e Raízes, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRN (PPGAS), com o apoio dos pesquisadores do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFRN (Neabi). Os textos são uma publicação da Editora Flor de Sal, com a colaboração de Flávia Assaf, da Editora.

O evento de lançamento vai contar com uma apresentação dos guias, seguida por um diálogo entre os pesquisadores e representantes de lideranças indígenas e das comunidades afro-brasileiras do Seridó. O lançamento será coordenado pela professora Julie Antoinette Cavignac (PPGAS), por parte da UFRN, e do professor Nilton Xavier  e mediado pelo professor Flávio Ferreira (Campus Canguaretama - IFRN).

GUIA CULTURAL AFRO DO SERIDÓ

"Refletir sobre os processos de apagamento da presença das populações africanas e afro-brasileiras na história do Seridó é uma tarefa urgente, pois os estigmas e as desigualdades sociais, econômicas e culturais continuam pesando sobre as comunidades quilombolas que lutam pela apropriação e ressignificação de sua memória histórica. Mesmo se existem pesquisas antropológicas e se os documentos estão sendo analisados pelos historiadores, o patrimônio imaterial das comunidades, os monumentos e a história envolvendo heróis negros precisam ser melhor divulgados. O debate deve ser ampliado com o objetivo de atingir um público diversificado, revelar a importância dos grupos na história da região e o protagonismo destes sujeitos históricos."

GUIA CULTURAL INDÍGENA DO RIO GRANDE DO NORTE

"O Guia Cultural Indígena oferece informações gerais sobre a presença histórica e a dinâmica social e cultural das comunidades indígenas, mapeando os principais registros e monumentos históricos, arqueológicos e narrativos, bem como os lugares de memória das populações nativas, e disponibiliza os resultados das pesquisas realizadas; não pretende ser exaustivo. A ideia é também estimular uma reflexão crítica sobre a história e o legado das populações indígenas no âmbito escolar e acadêmico, abrindo possibilidades de pesquisas para alunos e professores dos mais diversos campos do conhecimento, como história, sociologia, arqueologia, antropologia ou literatura."

SERVIÇO:

O quê: Lançamento online Guia Cultural Indígena do Rio Grande do Norte | Guia Cultural Afro do Seridó

Quando: 3 de junho de 2020, às 19h

Onde: página do Facebook do IFRN Zona Leste

PARTICIPANTES:

Mediação

Clara Bezerra (Reitoria - IFRN)

Apresentação e diálogo

Julie Antoinette Cavignac (PPGAS - UFRN)

Carmen Alveal (PPGH - UFRN); Thiago Dias (PPGH - UFRN)

Nilton Xavier Bezerra (Neabi - IFRN)

Flávio Ferreira (Campus Canguaretama - IFRN)