Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus São Gonçalo do Amarante

Turma se classifica para a etapa estadual da 7ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

Equipe classificada é a única representante de escola pública, da esfera federal, na etapa

Publicada em 09/09/2021 Atualizada há 1 ano

Turma do segundo ano de Edificações produziu documentários. Todo o processo foi registrado em Relato de Prática.

Diante do contexto pandêmico, a 7ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) tomou um formato diferente das anteriores. Este ano, para avaliação das comissões, o concurso legitima como protagonistas o(a) professor(a) e a sua turma de estudantes. Dessa forma, a atenção não é direcionada mais a um trabalho específico, e sim a integração da escrita docente com os trabalhos produzidos pelos alunos em todo o processo, até chegar ao produto final, tendo como representatividade duas produções por turma.

No Campus São Gonçalo do Amarante, a categoria "documentário" foi a trabalhada nas turmas dos segundos anos de Edificações e Logística, do turno vespertino, seguindo o regulamento da OLP. A professora Mylenna Cacho realizou oficinas relacionadas a prática de leituras e produções textuais (sinopse, argumento e roteiro), a fim de que os alunos produzissem, em trio, curtas de, no máximo, cinco minutos, tendo como tema "O lugar onde vivo". A ação favoreceu o resgate de histórias, o estreitamento de vínculos com a comunidade e o aprofundamento sobre a realidade, contribuindo para a participação social e o desenvolvimento da cidadania dos participantes.

Ressalta-se que os protocolos de sanitária contra a Covid-19 foram seguidos pelos poucos grupos que necessitaram fazer gravações externas para o documentário produzido. Muitos utilizaram imagens disponibilizadas na Internet, fazendo a devida referência. Os entrevistados realizaram suas próprias gravações. Todos os documentários serão apresentados à comunidade em geral, em um momento oportuno.

As atividades

As atividades foram planejadas e realizadas nos meses de junho e julho. No dia 05 de agosto, a produção do relato de prática (registro e reflexão sobre a prática, o percurso de ensino e aprendizagem), a Linha do tempo (escolha de dois documentários e suas respectivas produções escritas, que representem a turma) e o álbum da turma (registro de um momento expressivo) foram enviados para a Comissão Escolar. Esta, no período de 06 a 16 de agosto, definiu que a turma de Edificações atendeu melhor os critérios avaliativos, apresentados pela OLP.

Etapa Estadual

Após a etapa escolar, as produções da turma de Edificações avançaram para a municipal, que ocorreu entre os dias 20 e 31 de agosto de 2021. Com a divulgação do resultado no site Escrevendo o Futuro, a representatividade do Campus SGA avançou para a etapa estadual, concorrendo, agora, com mais vinte e nove trabalhos inscritos na categoria "documentário", de diferentes municípios do estado potiguar, sendo o único de dependência administrativa federal.

Para a professora Mylenna Cacho, que já foi finalista da OLP em 2016 na categoria crônica, "o trabalho com documentário possibilitou ao aluno perceber a importância do planejamento da escrita, bem como favoreceu a análise crítica de textos multissemióticos. Os alunos das duas turmas se dedicaram muito. Eles foram incríveis!", declarou. De fato, foi uma experiência significativa, conforme afirmou o aluno do segundo ano de Edificações, Paulo Eduardo, que gostou de produzir e editar o documentário, "era a escrita em movimento com som e imagem", afirmou.

A etapa estadual acontece de 03 de setembro a 01º de outubro de 2021.

Histórico do programa

Criado em 2002 pelo Itaú Social e o Cenpec com o objetivo de contribuir para a melhoria da leitura e escrita de estudantes de escolas públicas brasileiras, o Programa Escrevendo o Futuro transformou-se em política pública em 2008, por meio da parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a realização da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

Para mais informações sobre a 7ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, acesse:

Portal da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas