Três doutorandas do Instituto realizarão mobilidade internacional

Portugal e Argentina são os destinos das estudante

Publicada por Max Praxedes em 01/10/2024 Atualizada há 3 semanas, 5 dias

Três estudantes de doutorado do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) embarcarão em uma jornada de mobilidade internacional nos próximos meses. Larissa Souza e Ivana Lúcia, doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP), do Campus Natal-Central, e Wigna Thalissa, doutoranda da Rede Nordeste de Ensino (Renoen), com oferta no Campus Mossoró, terão a oportunidade de aprofundar seus estudos em renomadas instituições no exterior.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi) do IFRN, professor Avelino Lima Neto, destacou a relevância das mobilidades para o fortalecimento da internacionalização da instituição: “Essas oportunidades são fruto de um esforço contínuo dos nossos programas de pós-graduação, com o apoio das Diretorias de Pós-Graduação (DIPG) e de Relações Internacionais (Dint), visando consolidar ainda mais nossa presença internacional”, afirmou.

Fomento às mobilidades

Duas das estudantes, Ivana Lúcia e Wigna Thalissa, foram contempladas pelo Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ivana realizará seu estágio na Faculdade de Educação da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, enquanto Wigna será recebida na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, também em Portugal.

Já Larissa Souza foi contemplada pelo Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, da Capes, que tem como objetivo promover a capacitação de minorias étnico-raciais, mulheres e outros grupos vulnerabilizados. Com esse fomento, Larissa realizará seu estágio na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires, na Argentina.

O diretor de Relações Internacionais do IFRN, Samuel Lima, ressaltou a importância das parcerias internacionais na viabilização dessas mobilidades: "O fato de as estudantes serem recebidas em instituições estrangeiras conveniadas ao IFRN demonstra que nossos acordos de cooperação estão atingindo seus objetivos, contribuindo diretamente para o desenvolvimento institucional", afirmou. A diretora de Pós-Graduação, Francinaide Nascimento, reforçou que essas oportunidades são possíveis graças ao engajamento dos docentes, que submetem propostas a programas como o PDSE e Abdias Nascimento.

Expectativas e desafios

Quanto às expectativas para o período no exterior, a doutoranda Larissa Souza enfatizou o impacto positivo que a experiência trará para sua formação acadêmica e pessoal: "Acredito que será um período de enriquecimento acadêmico, fortalecimento das redes de pesquisa e também de crescimento cultural", disse.

As estudantes partirão entre os meses de outubro e novembro, levando consigo a missão de representar o Instituto e fortalecer as relações internacionais da instituição. "Com essas iniciativas, o IFRN reafirma seu compromisso com a internacionalização e a formação de profissionais altamente capacitados, prontos para contribuir em um cenário global", concluiu o reitor, professor José Arnóbio.

Internacionalização Mobilidade internacional Campus Mossoró Campus Natal-Central Doutorado