Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PDI

Trabalhos de elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional começam amanhã (21)

A reunião será às 10 horas e será transmitida via web para toda a comunidade acadêmica

Publicada em 20/03/2014 Atualizada há 1 ano, 7 meses

A reunião será presidida pelo reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, que estará na Sala de Atos com os membros da Comissão Central e daqueles que fizerem parte das comissões temáticas mas forem lotados na Reitoria.  Eles se comunicarão por videoconferência com os  membros das comissões temáticas e locais dos campi.  

A reunião será também transmitida via web para toda a comunidade acadêmica. O endereço para assistir à transmissão pela internet é <http://transmissao.ifrn.edu.br>. Ao acessar clique no link Live Streaming.

“É de fundamental importância que todos – servidores e alunos – estejam ligados no que está sendo e será discutido no âmbito das comissões e que participem com suas contribuições através do canal que iremos abrir a partir de amanhã”, explicou o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Wyllys Abel Farkat Tabosa, que é também presidente da Comissão Central do PDI.

O que é o PDI

O PDI é um documento exigido pelo decreto 5773/2006, no qual está descrita a atuação da Instituição.  É um plano de gestão que considera a identidade da instituição para o estabelecimento dos objetivos e metas estratégicas.  A base desse documento que começa a ser elaborado é o PDI homologado em 2009 e que estará vigendo até junho deste ano.
Trata-se de um documento não só norteador da gestão como também definidor da natureza da instituição.  Nele estão incluídos, por exemplo, o Plano Político Pedagógico (PPP); o Plano Diretor de Infraestrutura Física dos campi e da Reitoria;  o Planejamento Estratégico; a política de Educação a Distância e a Avaliação de Desenvolvimento Institucional etc. 

Comissões

Para viabilizar o processo de construção do PDI foram criadas 25 comissões: a Comissão Central, encarregada de sistematizar e coordenar os trabalhos de todas as demais; quatro comissões temáticas, desdobradas em seis subcomissões; a Comissão de Logística Operacional, além das 19 comissões locais que ainda estão sendo criadas em todos os campi do IFRN para concentrar as discussões sobre o documento e contribuir para a sua elaboração.
Segundo o presidente da Comissão Central, professor Wyllys Farkat, tudo está sendo pensado para dar a maior representatividade possível ao novo PDI.  “O próprio processo de elaboração é um momento muito rico para a  Institucional porque enseja que nós pensemos nela não só a curto prazo, mas sim num horizonte mais amplo”, disse o pró-reitor.  O processo de compartilhamento de sugestões ao documento começará assim que o documento base estiver concluído e pronto para ser analisado pela comunidade acadêmica.