Administração
IFRN realiza trabalho de segurança patrimonial
Reitoria é pioneira, mas campi interessados poderão usufruir do serviço
Publicada em 11/09/2017 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 23:10

Seguir procedimentos de segurança, quando falamos do nosso lar, é algo comum: identificar quem bate à porta antes de abri-la; checar se todas as portas e janelas estão fechadas antes de nos ausentarmos; desligar aparelhos eletroeletrônicos quando não os utilizamos rotineiramente; definir um local para guardar chaves de uso comum, e torna-lo conhecido somente a pessoas de confiança; dentre tantas outras coisas que fazemos de maneira natural. Mas será que também agimos assim no nosso trabalho?
Com o intuito de tornar o nosso ambiente de trabalho mais seguro, está sendo iniciado um trabalho de segurança patrimonial no IFRN. Por meio de processo licitatório foi contratada uma empresa especializada em análise de risco e planejamento de segurança para mapear o prédio da Reitoria no tocante a controle de acesso, sistemas de segurança eletrônica, controle de chaves, proteção dos funcionários e visitantes, infraestrutura e demais aspectos da segurança patrimonial.
"Muitos de nós temos relutância quando estamos frente a uma mudança em nossos hábitos, mas quando damos o devido valor às implicações dessa pequena mudança e entendemos sua necessidade, conseguimos passar pelo processo sem dificuldade. Esse trabalho está tendo início porque queremos cuidar ainda mais do nosso Instituto e de cada servidor, cada colega que passa uma significativa parte de seu dia aqui. Todas as medidas que estão sendo - e ainda serão - tomadas, visam a nossa segurança e melhorias no nosso labor diário", destacou o professor Wyllys Farkatt Tabosa, reitor do IFRN.
Para a realização do trabalho, o Sr. Odon Silva, especialista em segurança, conversará com os responsáveis por cada setor da Reitoria realizando visita de reconhecimento a todos os ambientes. Ele também atuará na observação e eventual abordagem dos servidores e visitantes da unidade quando em momentos de acesso. O entorno do prédio também sofrerá análise visando identificar fragilidades que possam ser prejudiciais à unidade. Abaixo segue o cronograma de atuação do especialista:
Data | Horário |
---|---|
11 de setembro | 8h - 12h |
12 de setembro | 14h - 18h |
15 de setembro | 15h - 19h |
16 de setembro | 14h - 18h |
18 de setembro | 8h - 12 |
19 de setembro | 14h - 18h |
20 de setembro | 15h - 19h |
21 de setembro | 8h - 12h |
22 de setembro | 14h - 18h |
25 de setembro (Apresentação dos resultados) | 8h - 12h |
Após o levantamento de dados, será apresentado aos servidores três planos de segurança
física: estratégico, tático e operacional. Os planos, então, serão avaliados
para aprovação e posterior implementação. É importante frisar que o trabalho está sendo desenvolvido de forma pioneira na Reitoria, no entanto, os campi que desejarem também poderão usufruir do serviço por meio de Termo de Adesão à licitação vigente.
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