Premiação

Tese de professora de Língua Portuguesa e Literatura do IFRN é premiada

O Prêmio CAPES de Tese – Edição 2021 foi outorgado às melhores teses de Doutorado defendidas em 2020

Publicada em 06/09/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O resultado da premiação foi divulgado no dia 3 de setembro

Na última sexta-feira, 3 de setembro, a professora Alana Driziê Gonzatti dos Santos, docente de Língua Portuguesa e Literatura do Campus João Câmara, foi agraciada com o Prêmio CAPES de Tese 2021, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) através do  Edital nº 3/2021. O resultado da 16ª edição da premiação foi divulgado no Diário Oficial da União (Dou).

A premiação se deu na área de Linguística e Literatura. Com o Título “Letramento comunitário: engajando saberes locais aos saberes escolares”, a tesa teve o objetivo de discutir um projeto de letramento comunitário mobilizado em uma escola pública da capital potiguar e seu impacto no redimensionamento das práticas de fala, leitura e escrita no espaço escolar.

Dos Santos explica que seu percurso acadêmico desde a Graduação foi relacionado aos estudos de letramento, passando pelo letramento digital, familiar e comunitário. “No Doutorado, focalizei no letramento comunitário por conta da carência de registros acadêmicos e ações sistemáticas na área, além da relevância social existente na temática”, disse.

Premiação

O trabalho intitulado “Letramento comunitário: engajando saberes locais aos saberes escolares” levou o Prêmio CAPES de Tese – Edição 2021. A premiação foi outorgada às melhores teses de Doutorado defendidas em 2020, selecionadas em cada uma das quarenta e nove áreas de avaliação reconhecidas pela Capes.

A docente considerou o prêmio como uma oportunidade de valorização de pesquisas que focalizam a transformação social e a mobilização comunitária, como trabalhos que trazem contribuições científicas significativas no nosso país. A professora completa explicado que, "além disso, a instituição também é agraciada com ações que fortalecem a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão”, finaliza.

A tese foi defendida no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Acesse

Desfesa da tese