Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Jogos Intercampi 2025

Terceiro dia de disputas em Mossoró traz mais medalhistas

A paixão das torcidas dá o tom nos campos e quadras

Publicada por Jose Nascimento em 01/08/2025 Atualizada em 1 de Agosto de 2025 às 12:38

O terceiro dia dos Jogos Intercampi do IFRN, realizado em 31 de julho, foi marcado por intensa movimentação e disputas emocionantes em diversas modalidades. Os atletas dos campi de todo o estado competiram no Atletismo, Basquete, Futebol, Futsal, Handebol, Natação, Vôlei de Quadra, Vôlei de Areia, Judô e Xadrez, demonstrando talento e espírito esportivo.

As competições ocorreram em diferentes locais do Campus Mossoró e na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), reunindo estudantes-atletas em um clima de confraternização e competitividade.

Atletismo movimenta a tarde na pista do Campus Mossoró

A Pista de Atletismo foi palco de provas de velocidade, resistência e técnica durante toda a tarde. As competições da II Etapa começaram às 14h15 e seguiram até o final do dia com provas semifinais e finais. Na corrida, houve as disputas dos 200m rasos (Semifinal e Final), 800m rasos (Final por tempo), 3.000m (Final Feminino), 5.000m (Final Masculino) e os revezamentos 4x400m masculino e feminino. O salto à distância teve as finais feminina e masculina; por fim, os arremessos de dardo (masculino) e lançamento do disco (masculino e feminino) encerraram as atividades do Atletismo no Intercampi 2025.

Atletismo [foto de Marcílio França] (9)
Atletismo [foto de Marcílio França] (9)

No Atletismo, arquibancada, calçadas e cada metro quadrado de sombra sob as árvores foi espaço para a torcida que vibrou e impulsionou atletas em cada prova. Como destacou Lorena Maria, do Campus Nova Cruz, o Intercampi é uma "oportunidade para todo o IFRN se ver ", e a vinda de sua equipe "está proporcionando muitas vitórias". A torcida, "bem animada", como a que apoiava 'Mikael Vigab' nos 5000 metros, impulsionou os atletas em cada passo, transformando a competição em uma verdadeira festa de incentivo. Pedro Henrique, do Campus Mossoró, ressaltou que a realização dos Jogos na cidade é um "grande apoio para todos atletas do Campus", servindo como "um grande incentivo e suporte para nosso esporte", superando a dificuldade da distância das competições que geralmente ocorrem na capital potiguar.

Disputas de bola definem classificatórias

O ginásio do IFRN foi tomado pelo entusiasmo das torcidas, que apoiaram seus times, com leves provocações, muita animação e gritos de guerra para estimular quem jogava Basquete. Pela manhã, o Ginásio do IFRN sediou a 3ª rodada do Masculino, com os jogos Mossoró vs. São Paulo do Potengi, Ipanguaçu vs. Parnamirim e CNAT vs. Lajes. No feminino, a 2ª rodada contou com o confronto entre CNAT e Santa Cruz.

Basquete feminino [foto de Cleyton Nascimento]
Basquete feminino [foto de Cleyton Nascimento]

No campo da Ufersa, atletas e professores de outras modalidades deixaram evidente a paixão das torcidas pelo esporte de maior visibilidade do país, que transformando a partida em uma verdadeira festa do Futebol: no campo da Ufersa, a equipe de Mossoró enfrentou a do CNAT pela 2ª rodada do torneio masculino.

O Futsal, disputado no Ginásio Pedro Cialine, fez ecoar os gritos e aplausos das torcidas, que fizeram a diferença nas disputas, gol a gol. O Ginásio foi palco da 3ª rodada. No feminino, Mossoró jogou contra Pau dos Ferros e Apodi enfrentou Santa Cruz. No masculino, as disputas foram entre Mossoró e Apodi, Caicó e CNAT, e Ceará-Mirim contra Ipanguaçu.

Também no Ginásio Pedro Cialine, a 3ª rodada do handebol movimentou a manhã. Mossoró enfrentou João Câmara no feminino, enquanto Ceará-Mirim jogou contra Currais Novos. No masculino, Mossoró competiu com João Câmara e São Paulo do Potengi com Currais Novos. Ali, a intensidade do handebol foi amplificada pela presença das torcidas, que criou uma atmosfera eletrizante.

Natação, Vôlei, Judô e Xadrez completam o dia

A piscina do IFRN foi palco de um espetáculo de superação, com as torcidas incentivando nadadoras e nadadores a cada braçada na Natação. As disputas da segunda etapa da modalidade, com provas de 200m livre, 100m peito, 50m costas, 50m borboleta, 100m livre e o revezamento 4x50m medley, fecharam a participação da modalidade.

Natação [foto de César Moura] (4)
Natação [foto de César Moura] (4)

As torcidas no Ginásio da Ufersa demonstraram seu apoio incondicional ao Vôlei, celebrando cada ponto e defendendo suas equipes. Lá, a 3ª rodada do Voleibol Feminino teve os jogos Mossoró vs. Currais Novos, Lajes vs. Pau dos Ferros e Ceará-Mirim vs. CNAT. No masculino, Mossoró enfrentou Lajes, Zona Norte jogou contra CNAT e Caicó disputou com Parelhas.

Na Arena IFRN, a 3ª rodada contou com jogos decisivos a partir das 16h, tanto no feminino quanto no masculino, definindo os classificados para as fases finais. O espaço se encheu de vibração, calor e energia com as torcidas, que acompanharam de perto cada jogada na areia.

Volêi de areia  [foto de César Moura]
Volêi de areia [foto de César Moura]

Também no Ginásio do campus, a audiência do Judô arrancou aplausos da torcida à técnica e à garra de cada judoca. Os combates tiveram início às 10h, reunindo atletas de diversas categorias de peso.

Judô [foto de Cleyton Nascimento] (1)
Judô [foto de Cleyton Nascimento] (1)

Por fim, a Sala de Projeção 2 foi o local de concentração para os enxadristas, com a 4ª e 5ª rodadas da competição por equipes durante a manhã, e as três primeiras rodadas do individual no período da tarde. Embora mais silenciosa, a Sala de Projeção 2 contou com a presença atenta das torcidas, que acompanharam cada movimento estratégico dos enxadristas.

Xadrez [foto de Nivaldo Fonseca] (1)
Xadrez [foto de Nivaldo Fonseca] (1)

Valdeclessia Trajano, de Informática do Campus Macau, destacou a crescente participação feminina na modalidade: "Hoje, podemos ver no Intercampi que tem muita menina, a maioria dos times estão completos com cinco meninas por cada equipe. É uma experiência muito interessante. A mulher participar disso é uma coisa muito importante, por causa que tem muita gente que acredita que o xadrez, esse tipo de esporte que usa muito da intelectualidade, é mais para os meninos, mas não é a realidade. Eu me sinto orgulhosa por participar do time feminino de xadrez". Leandro Antony, também de Informática do Campus Macau, complementou que o time de Macau "melhorou bastante" e que estão "conseguindo fazer dessa competição uma competição muito produtiva", com o time de Macau ficando em primeiro lugar na fase por equipes.

Os Jogos Intercampi continuam nestas sexta e sábado, com as fases semifinais e finais que prometem ainda mais emoção e revelarão os grandes campeões de 2025.

Reportagem colaborativa:

Textos e fotos: Ana Moreira, César Moura, Cleyton Nascimento, Marcílio França, Max Praxedes, Neiryvan Maciel e Nivaldo Fonseca.

Mais informações

Todos os resultados estão disponíveis na página oficial dos jogos. Para mais conteúdos, acesse a página do IFRN Oficial no Instagram.

Mais registros fotográficos

Palavras-chave:
Intercampi 2025