campus pau dos ferros

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas conquista conceito 4 em avaliação do MEC

Avaliadores analisaram o perfil do corpo docente, instalações e organização didático-pedagógica

Publicada em 16/04/2018 Atualizada há 1 ano

Em uma escala de 1 a 5, conceito 4 foi atribuído ao curso superior de TADS

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tads) do Campus Pau dos Ferros do IFRN recebeu conceito 4, numa escala que vai de 1 a 5, em recente avaliação do Ministério da Educação (MEC), através do ato regulatório de Renovação de Reconhecimento de Curso.

Através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), avaliadores do MEC, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estiveram no Campus nos dias 4, 5 e 6 de abril. A avaliação leva em conta 3 dimensões: organização didático-pedagógica, perfil do corpo docente e instalações físicas.

Para a professora Antônia Silva, diretora-geral do Campus, o resultado traduz o trabalho em equipe que vem sendo desenvolvido: “O resultado reflete o empenho e o trabalho de equipe que foi desenvolvido desde a última avaliação, e mais que isso, o empenho em ofertar a melhor educação possível aos nossos alunos”, destaca a professora.

A diretora acadêmica, Amélia Reis, também comemora: “Estamos bem felizes, pois sabemos da importância do curso para o desenvolvimento profissional e pessoal de alunos que, diariamente, superam tantos obstáculos e vencem desafios em um espaço de constante aprendizagem”, relata Amélia.

Orgulhoso, o professor e coordenador do curso de Tads, Aluísio Fontes, reforça o comprometimento com ensino de excelência: “O Conceito 4 é motivo de muito orgulho e demonstra que o Curso está no caminho certo. Estamos muito orgulhosos pela boa avaliação e comprometidos em realizar um ensino de excelência.”, destacou o Coordenador.

Alunos também comemoram. Um deles é Wandeson Oliveira, graduando do 4º período do curso: “Estou feliz pelo meu curso ter alcançado esta nota, importante para o seu reconhecimento, não só na região, como também nacionalmente. Aqui, vários aspectos se destacam, como a estrutura física e a parte pedagógica do curso, além professores de qualidade. Isso propicia um bem-estar ao aluno da Instituição. Eu sinto orgulho em fazer parte deste curso e poder desenvolver técnicas e aprendizados para ser um ótimo cidadão e profissional para o mercado.”, destaca o graduando.

O CURSO

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem como objetivo a formação de profissionais capazes de compreender o processo de construção e reconstrução do conhecimento no domínio do desenvolvimento de softwares e, dessa forma, realizar atividades de concepção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas computacionais, orientando sua ação na sociedade em geral e no mundo do trabalho em particular para a busca de soluções para o setor produtivo e para a melhoria da qualidade de vida das populações.

O SINAES

Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O Sinaes avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos, principalmente o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente e as instalações.

O INEP

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Sua missão é  subsidiar a formulação de políticas educacionais dos diferentes níveis de governo com intuito de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país. O Inep conduz todo o sistema de avaliação de cursos superiores no País, produzindo indicadores e um sistema de informações que subsidia tanto o processo de regulamentação, exercido pelo MEC, como garante transparência dos dados sobre qualidade da educação superior a toda sociedade.