Novidade

Suap ganha nova tela de login

Mudança deve ocorrer no dia 15 de maio

Publicada por Cecilia Melo em 13/05/2024 Atualizada há 1 mês, 1 semana

O Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) do IFRN vai ganhar uma nova tela de login nesta quarta-feira, 15. A proposta foi idealizada pela estudante de Multimídia do Campus Natal-Centro Histórico, Anny Albuquerque, e Fábio Rocha, servidor da Diretoria Sistêmica de Tecnologia da Informação e Comunicação (Distic) do Instituto.

De acordo com Fábio, o principal motivo da mudança é proporcionar uma experiência mais acolhedora ao usuário: “a gente achou que a área de login precisava de uma atenção maior, para chamar atenção, para ser a porta de entrada do sistema, então criar um visual mais atraente foi a principal motivação”, contou.

Processo criativo

Para chegar ao resultado final, a equipe trabalhou em conjunto, e segundo Anny, que é bolsista da Ditic, o processo criativo foi uma construção: “comecei com apenas a ilustração e depois fui criando uma proposta de cores e estética. Fábio me auxiliou muito, trazendo ideias e sugestões”, disse.

O diretor da Ditic, Tarso Latorraca, explica como a primeira tela de um sistema contribui para sua aceitação junto aos usuários: “ela deve ser limpa, sem elementos desnecessários, com foco na facilidade de uso e no produto, apresentando-o e deixando claro sua missão e identidade. A nova tela de login do Suap também busca oferecer uma experiência mais intuitiva, amigável e de fácil compreensão”, contou.

O Suap

O Suap foi construído na perspectiva de uma instituição multicampi, possuindo, assim, uma estrutura modular, que possibilita a interligação dos diversos dados por área e por unidade, visando à gestão integrada das informações. As tecnologias utilizadas são Python, Django, PostgreSQL, NGINX, Gunicorn e JQuery.

Devido a essas peculiaridades, o sistema vem sendo utilizado por 69 outras instituições públicas, através de convênios onde o IFRN cede o uso do sistema.

Tela de login
SUAP