Realizada desde 1949

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência divulga programação preliminar da 73ª Reunião Anual

Conferências, mesas-redondas, painéis e sessões de bate-papo estão na programação desta edição, que será realizada de forma virtual, entre os dias 18 e 24 de julho de 2021

Publicada em 23/06/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Esta será a 73ª edição da Reunião Anual, que ocorre desde 1949

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) divulgou, na última segunda-feira, 21 de junho, a programação preliminar da 73ª Reunião Anual, que será realizada, de forma virtual, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entre os dias 18 e 24 de julho de 2021. Este ano, o evento segue o tema “Todas as ciências são humanas e essenciais à sociedade”.

Com conferências, mesas-redondas, webminicursos, painéis e sessões de bate-papo, a programação foi preparada com o objetivo de levar aos participantes um panorama amplo das produções científicas no Brasil.

Conferências

Entre os assuntos que serão abordados nas conferências, estão “Pronasolos: diretrizes e desafios de inovação à comunidade científica”, “A importância da divulgação científica na pandemia”, “A mídia na escola: caminhos para a alfabetização midiática”, “A obra de Paulo Freire”, “Covid-19 e os desafios do complexo econômico-industrial da saúde no Brasil”, “O desmantelamento das políticas ambientais no Brasil em cenários de pandemia da covid-19″, “Sistema Único de Saúde do Brasil: os primeiros 30 anos e perspectivas para o futuro”, entre outros.

Mesas-redondas

As mesas-redondas serão palco para debates como a “Emergência climática, políticas ambientais e desafios à educação ambiental”, “Diplomacia da inovação: oportunidades para o Brasil”, “Direitos das mulheres no Brasil: onde estamos e para onde vamos”, “Inovação e ecossistemas de empreendedorismo”, “A década do oceano no Brasil”, “Despejo e violência contra indígenas e quilombolas durante a pandemia”.

Painéis

Temas como “A CT&I no Brasil – quadro atual”, “Liberdade de direitos humanos”, “Universidade pública e a pandemia da Covid-19: produção de conhecimento para o benefício da sociedade”, “Desindustrialização no Brasil”, “Proantar: Ciência brasileira na Antártica para o mundo”, “Populações tradicionais na pandemia da Covid-19: gestão territorial e soberania de dados”, “Rumo à independência – as comemorações do bicentenário” e “A situação da pandemia no Brasil”, serão apresentados em painéis.

Bate-papos

Na edição deste ano, o evento terá três sessões de bate-papos, às 20h, que debaterão “A violência na sociedade brasileira”, “A democracia no Brasil e as visões brasileiras” e “Análise de documentos do governo federal sobre a pandemia”.

Confira a programação – sujeita a alterações – no site oficial do evento.

Webminicursos

As matrículas para os webminicursos continuam abertas até 30 de junho. Ao todo, serão 34 minicursos sobre temas de diversas áreas do conhecimento.

Para os interessados na área de Exatas, serão realizadas atividades como “O uso dos experimentos mentais como uma possível metodologia de ensino para matemática”, “Modelagem matemática e computacional na Covid-19″ e “Recursos e estratégias para o ensino online e ativo da Química”. Os entusiastas de divulgação científica poderão participar de cursos, como “Divulgação científica: o desafio de incluir diferentes públicos”, “Metodologia e divulgação científica” e “Redes sociais para divulgação da Ciência”.

Na área da Educação, haverão os webminicursos “Ensino de ciências como brinquedos científicos de baixo custo”, “Educação na prisão – formação de professores para atuação em contextos de privação de liberdade” e “Movimentos sociais populares e educação no campo” são oportunidades para ampliar o conhecimento.

Os webminicursos são compostos por quatro aulas. As três primeiras são videoaulas gravadas e disponibilizadas de 25 de junho a 25 de julho; a última é ao vivo, transmitida pelas plataformas Moodle e Zoom, no período de 26 de julho até 6 de agosto. Cada minicurso possui carga horária de oito horas, com direito a certificado de frequência para quem assistir às quatro aulas.

Interessados podem se inscrever em até cinco minicursos. Veja AQUI a lista completa dos webminicursos.

Site oficial do evento

Programação preliminar da 73ª Reunião Anual