Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Planejamento

Farol de Desempenho é lançado como ferramenta de monitoramento estratégico

Sistema indica os resultados alcançados a partir das metas estabelecidas pelo PDI

Publicada em 04/10/2019 Atualizada há 1 ano

Membros da comissão de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFRN: da direita para a esquerda: Robercy Alves, Patrícia Maia, Alikson Oliveira e Solange Thomaz.

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes) do IFRN lançou, na última terça-feira (1º), através do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), uma ferramenta de monitoramento sob as metas estabelecidas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O Farol de Desempenho, como é chamado, apresenta quatro perspectivas do PDI com os respectivos Objetivos Estratégicos (OE) apresentados através de três indicadores: Status, Farol e Barra de Progresso.

Tais indicadores têm como função acompanhar os resultados alcançados a partir de um propósito definido. A atribuição do indicador Status é descrever o alcance da meta (alcançado, parcialmente alcançado ou não alcançado); o Farol indica o visual do Status, sendo: verde (alcançado), amarelo (parcialmente alcançado) ou vermelho (não alcançado). Já a Barra de progresso sugere a representação gráfica do valor real do indicador em relação a sua meta.

“Cada indicador possui um peso dentro do OE, sendo este fator de grande influência nas informações apresentadas”, explica Patrícia Maia, membro da comissão de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. O alcance dessa meta, segundo ela, influenciará positivamente no Objetivo Estratégico: “dessa forma, também, se um indicador de peso elevado apresentar status ‘não alcançado’, a influência será negativa, podendo até mesmo ultrapassar o desempenho dos demais indicadores com meta já atingida para o OE”, disse. 

Praticidade e usabilidade

Contemplando as finalidades do PDI, os objetivos dentro do Farol estão postos para um monitoramento de oito anos (2019-2026), sendo este, realizado trimestralmente. “A cada trimestre os dados reais são alimentados e comparados com as metas que foram estabelecidas. O alcance é variável, podendo oscilar conforme varia o desempenho de seus indicadores. Ainda vale ressaltar que as informações estão baseadas nas metas anuais de cada indicador, e não na distribuição da meta anual ao longo dos seus quatro trimestres. Logo, mesmo que os indicadores tenham alcançado a sua meta trimestral, o OE poderá não ter alcançado sua meta anual, conforme representação na barra de progresso”, afirma Patrícia. 

O Farol objetiva, de acordo com a coordenadora adjunta do Comitê de Gerenciamento Estratégico Central do PDI, Solange Thomaz, apresentar o nível de alcance dessas metas estratégicas e dos indicadores ao longo do ano. “Essa ferramenta nada mais é do que uma disposição gráfica dos objetivos que o Instituto Federal, como um todo, precisa atingir. Basicamente, o Farol serve como um mapa para que possamos ver o nosso fazer dentro da Instituição e, consequentemente, deste modo, entender até que ponto concretizamos essas metas”, comentou. 

Considerando a importância da ferramenta, Solange destaca o processo de auto reflexão gerado pelo sistema de desempenho. “Antes não tínhamos como monitorar, de forma prática, os objetivos definidos no PDI. Agora, nós temos um critério direto para compreender como o nosso proceder impacta a eficiência e os propósitos do IFRN”, conclui. 

Acesse:

PDI IFRN 2019-2026

 

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas