Planejamento 2019

Pró-Reitoria de Administração reforça transparência e eficácia como metas para 2019

Disponibilizar o acompanhamento do orçamento via mobile está entre as prerrogativas da gestão

Publicada em 08/02/2019 Atualizada há 1 ano

Juscelino Cardoso, pró-reitor de Administração do IFRN

“Hoje, nós estamos com um orçamente totalmente liberado para 2019 e que atende as nossas necessidades. Embora seja igual a 2018, mas dentro da nossa realidade dá para atender as nossas expectativas”. A fala de Juscelino Cardoso, pró-reitor de Administração do Instituto, mostra otimismo quanto às ações para este ano. “Nós conseguimos executar 100% que o orçamento disponibiliza para o IFRN, dando as condições para que as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão sigam acontecendo da melhor forma possível”. Em conversa com a Assessoria de Comunicação Social e Eventos (Asce) da Reitoria, o professor contou sobre metas, inovações e avanços do setor.

Asce - Quais são as ações de planejamento do setor para 2019?

Juscelino Cardoso - Como prioridade para 2019, a Pró-Reitoria de Administração pretende disponibilizar o acompanhamento do orçamento, da execução via sistema devidamente disponibilizado nos computadores e mobile também. Estamos montando exatamente essas informações para que todos os diretores tenham as suas informações, quanto é que tem no orçamento, quanto gastou, quanto pagou, quanto ainda tem para gastar, disponibilizado no sistema online para cada gestor. Esse é um dos grandes objetivos para 2019.

Asce - Em relação ao ano passado, quais foram os avanços?

Juscelino Cardoso - O orçamento de 2019 é igual ao de 2018, um orçamento que atende as nossas necessidades, não houve crescimento, mas nós estamos com os nossos contratos devidamente enxutos e equilibrados para a realidade de cada campus e do Instituto como um todo. Hoje nós temos orçamento para garantir a execução de 2019 sem atropelo, mas nós só vamos ter noção exata disso mais um pouquinho para frente, quando o governo baixar o decreto da sua execução orçamentária, quando saberemos se vai haver algum corte que venha atingir a nossa Instituição.

Asce - Que inovações podem ser esperadas?

Juscelino Cardoso - São duas coisas que nós vamos implementar em 2019, na Pró-Reitoria de Administração. Primeiro, nós vamos em breve ter um calendário de todas as nossas contratações: terceirizados, compras normais, prestação de serviço... Então, nós vamos fazer um calendário para que nossos certames licitatórios atendam esse objetivo. Nós somos hoje 21 unidades, e vamos passar para 22. Se nós seguirmos trabalhando de forma organizada e planejada, vamos trabalhar ainda melhor. Outro, o governo está pedindo que a gente já lance qual são as nossas expectativas de contratação para 2020. Então, nós já vamos ter um plano de compras e contratação para 2019 e outro plano de todas as nossas contratações para 2020, de qualquer forma vai ajudar a gente abalizar nossas contratações.

Asce - Quais serão as metas a serem cumpridas?

Juscelino Cardoso - A nossa Pró-Reitoria é uma atividade-meio na Instituição, já que a atividade final do IFRN são a Pesquisa, o Ensino e a Extensão. Assim, nós fazemos um trabalho de forma que essas três dimensões aconteçam da melhor forma possível. Nós buscamos dar o suporte para que os nossos processos e contratos estejam ok: material, água, energia e telefone etc. Fazemos toda uma execução do montante de recursos, de aproximadamente 100 milhões de reais, da melhor forma possível, para que as pessoas possam ter direito a participar do certame, contratar, porque nós queremos é que as empresas venham para cá, prestem um bom serviço, ganhem seu dinheiro e que tenham um preço justo. Nós fazemos um acompanhamento realmente para que as coisas aconteçam bem.

A grande meta para 2019 é a conclusão da reforma nas instalações da Unidade Rocas do Campus Cidade Alta. Nós fizemos um aporte de 5,5 milhões para lá, sendo 1 milhão e meio para a construção de um ginásio e aproximadamente 4 milhões para fazermos novas salas de aula, novas salas administrativas para que possamos da aquele campus uma estrutura boa, para que o aluno possa fazer todas as suas atividades lá. Outro investimento que nós fizemos fortíssimo foi no Campus São Paulo do Potengi, onde encampamos a recuperação da piscina, num montante de quase 1 milhão de reais. Há outros vários contratos de melhoria nos campi. Um ponto de destaque que nós vamos ter para 2019, é o nosso Centro de Tecnologia Mineral do IFRN (CT Mineral), que é uma unidade de estudo, pesquisa e aplicação na área mineral. Então, Currais Novos recebeu esse recurso e nós estamos dando todas as condições para que ele entre em funcionamento agora em 2019. Vai ser uma grande oportunidade para os nossos servidores ensinarem, para a sociedade receber esse conhecimento e ofertar a prestação de serviço, uma oportunidade para aquela região, para a exploração de minério. Uma grande conquista para este ano.

extensao
pesquisa