Educação
Simpósio de Educação tem início com conferência de Leandro Karnal
Evento é realizado pelo Observatório de Educação Pública do Instituto
Publicada por Maria Araujo em 21/05/2024 ― Atualizada em 21 de Maio de 2024 às 23:31
Com foco no debate sobre a educação e as relações de trabalho, teve início na noite de hoje (21) o V Simpósio de Educação do IFRN. O evento é voltado para os profissionais de educação, estudantes e pesquisadores, com foco nas redes públicas de ensino do estado.
Na mesa de abertura, estiveram presentes o reitor do IFRN, professor José Arnóbio, a secretária de Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte, Maria do Socorro Batista; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRN, Avelino Neto; o diretor-geral do Campus Ipanguaçu, Geraldo Júnior; a deputada federal Natália Bonavides; o coordenador geral de Articulação de Políticas de Cultura e Educação do Ministério da Cultura, Rafael da Silva Maximiano; a representante dos servidores técnicos-administrativos do IFRN, Camila Noêmea, e os coordenadores do Observatório da Educação Pública, Breno Trajano e Louize Gabriela.
Em seu discurso, a secretária de Educação destacou a alegria de contar com 400 professoras e professores da rede estadual de ensino participando do evento. O secretário de Articulação de Políticas de Cultura e Educação do MINC lembrou que só é possível falar de direitos trabalhistas se ampliarmos o debate para as questões como educação, mestres de cultura e história dos povos afroindígenas.
A deputada Natália Bonavides saldou a transformação concretizada por modelos de formação educacional como o do IFRN. O coordenador do Simpósio agradeceu todas as parcerias para a realização do evento. Já o reitor do IFRN, além de saudar todas e todos os trabalhadores da educação, defendeu a educação como o caminho necessário para gerar transformação social e de vidas.
Conferência e programação
A conferência de abertura do V Simpósio de Educação ficou por conta do professor e historiador Leandro Karnal, que proferiu uma fala com título "Educação, transformação social e relações de trabalho". Em sua conferência, Karnal destacou o caráter impermanente da vida, com a necessidade de mudanças constantes por parte de todas as cidadãs e cidadãos que, segundo ele, precisam adotar uma postura ativa diante da vida. Além de abordar questões do contexto social que vivemos, como a presença nas redes sociais e as mudanças das configurações familiares, ele encerrou a sua fala destacando que a educação precisa ser sempre ponte entre pessoas.
O V Simpósio de Educação segue até esta quarta-feira (23), com minicursos, exposição de estandes, apresentações de trabalho e conferências de Adriana Fóz (Neuroconect), Lázaro Ramos, Fabiano Piuba (Ministério da Cultura), Daniel Cara e Viviane Mosé. Confira a programação completa no site do evento.







- Palavras-chave:
- IFRN Simpósio de Educação