5ª edição

Simpósio de Educação do IFRN reunirá mais de 1.500 participantes para grande imersão educacional

Com Leandro Karnal na abertura e Lázaro Ramos falando sobre a sociedade em transformação, evento aposta ainda nos princípios ESG como diferencial

Publicada por Luciano Silva em 21/05/2024 Atualizada há 1 mês

Entre os dias 21 e 23 de maio de 2024, o Simpósio de Educação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) retorna para sua quinta edição, anunciando três dias de aprendizado intenso. Este ano, o evento acontecerá no Hotel Holiday Inn, em Natal. Com o tema Educação, Transformação Social e Relações de Trabalho, o encontro organizado pelo Observatório da Educação Pública do IFRN, teve sua programação construída para instigar a reflexão, através da escolha de minicursos instigantes, mostras, oficinas práticas e conferências.

O objetivo de absorver 1.500 inscrições já foi atingido, principalmente por reunir uma comunidade diversificada, que inclui desde pesquisadores e professores, gestores, profissionais da segurança pública, estudantes e interessados em geral.

A presença do secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba, está confirmada no evento que conta com palestrantes de renome nacional, como o professor Leandro Karnal, o ator e escritor Lázaro Ramos, a professora Adriana Fóz, e outros líderes influentes na área da educação.

O professor Breno Almeida, do Observatório de Educação Pública do IFRN, garante: “Esta edição será um verdadeiro banquete intelectual, abordando temas prementes como inclusão, transformação social e o combate ao discurso de ódio e violência escolar”.

A comissão organizadora ressalta que não é apenas sobre debates, é sobre ação. “Este evento surge como uma plataforma para impulsionar o desenvolvimento de uma educação pública verdadeiramente democrática e acessível”, afirma  a professora Louize Gabriela.

Em 2024, o Simpósio traz mais iniciativas inovadoras, baseadas nos princípios ESG - sigla, em inglês, para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) -, no aspecto ambiental, quando optou-se pela distribuição de copos permanentes; e a produção de camisetas em material reciclado (fios têxteis oriundos de garrafas PET); no aspecto da governança, com a escolha, quase na totalidade, de fornecedores locais (prezando pela cadeia produtiva potiguar e pelo investimento responsável); e no aspecto social, ao oferecer tradução em Libras e, também, ao convidar o Hospital Varela Santiago para expor durante todo funcionamento do evento; além de promover, em todos os momentos, a superação da desigualdade e da discriminação como princípios essenciais ao ambiente educacional.

O V Simpósio de Educação é uma realização IFRN, por meio do Grupo de Pesquisa Observatório da Educação Pública; do MinC, por meio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (Sefli); e do Ministério da Educação (MEC), com patrocínio da Caixa e apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outras instituições locais.