EEII
Silvio Meira profere palestra de abertura do Encontro de Empreendedorismo
Evento aconteceu na manhã de hoje (4) e focou a importância do empreendedor para a inovação
Publicada em 04/03/2015 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 23:09

Destacando a importância da inovação para a mudança do mundo, aconteceu na manhã de hoje (4), no auditório do Campus Natal-Central, a abertura oficial do I Encontro de Empreendedorismo Inovador de Incubadoras do IFRN (EII). O evento foi marcado pela palestra "Empreendedorismo inovador: casos de sucesso das incubadoras de empresas do Porto Digital e seu impacto na economia do Recife", proferida pelo professor Silvio Meira, um dos criadores do Porto.
A solenidade de abertura do Encontro contou com a presença do reitor do IFRN; Belchior de Oliveira Rocha, do diretor do Campus Natal-Central do Instituto, José Arnóbio de Araújo Filho; do diretor de operações do Sebrae-RN, José Eduardo Vieira Viana, e do coordenador de Acompanhamento de Projetos da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern), Everton Maciel. Estavam presentes ainda alunos, servidores e outros gestores do Instituto, como também empresários e bolsistas das incubadoras de empresa da Instituição.
Em sua fala, o diretor-geral do Campus Central lembrou a importância do empreendedorismo como um dos meios de inserção dos alunos no mercado de trabalho. O reitor do IFRN destacou a necessidade de fortalecer as ações de promoção a empreendedores nas instituições de ensino e, principalmente, nos Institutos Federais, que tem como um dos seus focos a pesquisa aplicada. "Precisamos empreender mais", frisou Belchior.
Silvio Meira, palestrante da manhã e um dos fundadores do Porto Digital, deu início a sua apresentação falando sobre mudanças e inovação. "A inovação é o agir para mudar o mundo, a ação de fazer coisas novas", enfatizou. Segundo ele, o empreendedor é o agente fundamental da inovação, que também pode ser considerada a criação de novas oportunidades de mais e melhores negócios. O palestrante falou ainda sobre o atual sistema em rede que dita os processos atuais de inovação. "Agora e sempre o futuro depende de uma profunda transformação digital", comentou.
O professor da UFPE apresentou o caso de sucesso do Porto Digital, que une iniciativa privada, governo e universidades na promoção ao empreendedorismo e desenvolvimento de empresas em uma área histórica de Recife-PE. De acordo com Silvio, o trabalho realizado no Porto teve início em 2001 e hoje possui mais de 250 empresas, com 7.500 colaboradores (30 mil em call centers), uma área histórica restaurada de 70 mil m² e faturamento de 13 bilhões (dado de 2013).
O I Encontro de Empreendedorismo Inovador de Incubadoras do IFRN é realizado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa. O objetivo é promover a cultura do empreendedorismo em âmbito institucional, além de favorecer o desenvolvimento de novos empreendedores, entre eles, alunos e servidores, com foco nas incubadoras de empresas instaladas no Instituto. As atividades do evento tiveram início na segunda-feira (2) e seguem até amanhã (5), com sessões especiais, workshops, oficinas etc.
Acesse a programação completa do evento
- Palavras-chave:
- pesquisa