CAMPUS NATAL-CENTRAL

Setor de Saúde do IFRN divulga cuidados para prevenção de infecções respiratórias

As medidas são tomadas em todos os estabelecimentos de ensino

Publicada em 13/10/2014 Atualizada há 1 ano

O Setor de Saúde doCampus Natal-Centraldivulgou os cuidados necessários para prevenção de infecções respiratórias em estabelecimentos de ensino.  Abaixo segue uma lista das recomendações:

1) Manter os ambientes ventilados: Manter salas de aulas, refeitórios, auditórios, sanitários e outros ambientes com boa ventilação.

2) Evitar aglomeração de alunos em ambientes com ventilação restrita.

3) Lavagem rigorosa das mãos: Profissionais e alunos devem lavar as mãos com frequência, usando água e sabonete líquido, principalmente depois de tossir, espirrar, assoar o nariz / higiene nasal, ir ao banheiro e antes das refeições. Em locais onde não há água e sabonete prontamente disponíveis, é também efetiva a fricção das mãos com álcool 70% (líquido, glicerinado ou gel).

3.1) Lavagem das mãos pelos funcionários e alunos:

- Ao chegarem ao estabelecimento;

- Ao usarem os banheiros;

- Quando fizerem a higiene nasal de si mesmos;

- Após tossir, espirrar ou assoar o nariz;

- Após procederem qualquer atividade de limpeza;

-Antes das refeições e merendas. MÃOS LIMPAS SALVAM VIDAS!

4) Ao tossir ou espirrar, deve-se cobrir o nariz e a boca com lenços descartáveis, descartando-os após o uso. Caso não haja lenço ou toalha de papel disponível, é preferível usar a parte superior do membro superior, do que fazê-lo com as mãos, por meio das quais os germes são facilmente transferidos para outras pessoas ou para o ambiente.

5) Não compartilhar copos, canudos, toalhas, talheres, alimentos, maquiagem e protetores labiais.

6) Evitar tocar nariz, boca e olhos, após contato com superfícies com maior risco de contaminação, tais como: corrimãos, superfícies de ônibus, trincos de portas, teclados de computadores, etc, pois os agentes de infecções respiratórias penetram o organismo pelas vias respiratórias. Se necessário tocar nariz, boca e olhos, higienizar as mãos antes.

7) Intensificar a higienização de objetos de uso coletivo, computadores, trocadores e

maçanetas.

8) Procurar assistência médica se febre (temperatura > 38 ° C) + tosse e/ou dor na garganta.

9) Tentem se alimentar com uma dieta equilibrada. Uma boa nutrição é importante para ajudar o corpo humano a resistir às infecções. Consuma alimentos de todos os grupos alimentares, pois isso fará bem a sua saúde de uma maneira geral.

10) Procurem manter uma boa noite de sono, evitem ficar acordados até madrugada sem necessidade (ex: ficar em computador e celulares, usando redes sociais).

11) Tomem bastante líquido, 6 a 8 copos de água por dia, exceto quando existirem contra-indicações médicas.

12) Existem vacinas para gripe e contra coqueluche disponíveis nas redes privadas de saúde para adolescentes e adultos (PAPI, AMI, INFANS, BIOS, etc) e em casos específicos, com indicação médica, na rede pública de saúde.

13) NÃO FUME!

14) Ambientes com ar condicionado: os filtros devem ser limpos com regularidade a ser definida pelo técnico em manutenção, evite deixar temperaturas muito frias e pode ser colocado uma bacia com água nesse ambiente para aumentar umidade do local. O ar seco pode piorar o funcionamento do sistema respiratório.

extensao
pesquisa