SETEC convoca reunião para tratar do fortalecimento dos cursos de pesca nos IFs

A reunião foi realizada no gabinete da Reitoria do IFRN

Publicada em 28/02/2014 Atualizada há 1 ano

Diretores e coordenadores de cursos técnicos nas áreas de pesca, navegação marítima e portos dos Institutos Federais do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará , Espírito Santo e Santa Catarina participaram do encontro, que começou na quarta-feira (26) e terminou hoje (28).  A reunião foi uma iniciativa da Secretaria de Educação  Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e contou com a participação da assessora de Monitoramento Estratégico  do órgão, Rejane Maria de Araújo Vago.

Durante os dois dias, os participantes se debruçaram sobre os principais problemas dos cursos já existentes nessa área, de modo a fazer um diagnóstico e, a partir dele, traçar  avançar não só na oferta de vagas para os trabalhadores do mar como também na qualidade da formação oferecida pelas instituições que fazem parte da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.  O resultado foi a redação do Plano de Ações em Pesca na Rede Federal, que será encaminhado à Setec para apreciação.

Entre as ações propostas está a criação do Comitê Permanente de aquicultura, Pesca, Portos e Navegação no âmbito da própria Setec/MEC.  Este órgão colegiado teria funções consultivas e normativas, com o objetivo de assessorar a Setec na definição de uma política de desenvolvimento setorial.

Outra providência que os participantes consideram fundamental é a inserção, na estrutura organizacional da Setec/MEC, do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítimo (CRPNM), localizado no Campus de Cabedelo do IFPB e  do Centro de Referência em Navegação e Pesca Marinha (CNPMar), que funciona no Campus Itajaí do IFSC.  Desta forma, esses centros poderão fazer parte da matriz do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e cadastrar seus alunos no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).

Segundo o coordenador do Curso Técnico de Pesca do Instituto Federal de Santa Catarina, Rodrigo Otávio de Macedo Gomes, o fortalecimento do CNPMar  “terá um grande impacto na formação de mão de obra especializada para trabalhar no maior porto pesqueiro do Brasil”, disse ele, referindo-se ao Porto de Itajaí, localizado na mesma cidade do Campus do IFSC onde o Centro de Referência já funciona.

A diretora do CRPNM do IFPB, Margareth Rocha, espera que ainda nesse ano os dois centros de referência já contem com recursos próprios para desenvolver suas ações de formação de trabalhadores do mar capacitados.  Segundo ela, “temos todas as possibilidade de virmos a nos transformar em instituições de referência na qualificação desses trabalhadores não só para o Brasil como para todo o mundo “.

O reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, também se diz otimista na aprovação de todos os pontos do documento encaminhados ao MEC, uma vez que houve todo um cuidado no dimensionamento das reais necessidades desses cursos – da situação dos laboratórios e equipamentos à falta de barcos-escolas.  “Acho que com essas providências que apontamos, o Campus Macau terá oportunidade de ampliar os serviços prestados às comunidades atendidas por ele.  Esse é o nosso objetivo enquanto uma instituição federal de ensino”, explicou.

A assessora da Setec/MEC, Rejane Maria de Araújo Vago, disse estar satisfeita com os resultados da reunião  e considera que as perspectivas para consolidar a Rede na área de pesca, navegação marítima e portos são bastante boas.  “Pelo empenho das instituições e profissionais envolvidos, eu não tenho dúvidas de que os institutos federais podem avançar muito nessas áreas, de grande importância para a economia do País”, concluiu.