Servidores e Instituto se mobilizam em campanhas solidárias

Campi Currais Novos, Natal-Cidade Alta e Natal-Zona Norte realizaram ações de apoio às comunidades de seus entornos

Publicada em 16/04/2020 Atualizada há 1 ano

Nas Rocas, famílias receberam doação de cestas básicas

A atual situação de pandemia da covid-19 pois em evidência diversos problemas sociais, como falta de acesso à saúde, higiene básica, educação e alimentos. Diante da situação, servidores do IFRN vêm pensando em formas de amparar famílias em vulnerabilidade social.

É o caso de servidores do Campus Natal-Cidade Alta. Movidos pelo desejo de ajudar e cientes que representam uma instituição de ensino – que faz parte da comunidade e que vive sua dinâmica –, um grupo de professores e técnicos administrativos realizou uma campanha para doação de cestas básicas no bairro das Rocas. A arrecadação teve início no último dia 7 de abril e a primeira fase de doação foi realizada já no dia 9, atendendo a oito famílias em situação de extrema vulnerabilidade.

Distanciamento
Diante do contexto de distanciamento físico orientado pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde, como medida de controle da disseminação do coronavírus, as ações têm acontecido sem participação presencial de servidores, contando com auxílio de moradores das Rocas: são eles que identificam e selecionam as famílias necessitadas. As cestas básicas são adquiridas em mercados do próprio bairro, como forma de promover o comércio local.

“A arrecadação feita até aqui tem possibilitado atender demandas mais imediatas relacionadas à necessidade de alimento e itens de higiene”, disse um dos servidores à frente do trabalho, o professor Sandoval Villaverde. Segundo o professor, a ideia partiu da reflexão sobre o papel que instituição, uma entidade pública de ensino, pode assumir neste momento, seja a partir de habilidades técnicas de seus servidores, seja a partir do esforço de atendimento a questões básicas e emergenciais.

Transferências bancárias

Realizada predominantemente entre servidores, a primeira fase de arrecadação também contou com doações da comunidade externa. O mesmo é esperado para as novas ações do Campus. Interessados em ajudar nas doações podem fazer transferências bancárias para as contas abaixo listadas. Para manter o controle e a transparência nas doações, o comprovante de transferência deve ser enviado para o grupo de WhatsApp “Ações IFRN/CAL”, criado para articulação, encaminhamento de propostas e sugestões que viabilizem próximas ações. Uma segunda fase da campanha, em processo de definição, poderá incluir apoio a moradores em situação de rua e auxílio às famílias de alunos que não estão sendo atendidas pelos programas emergenciais do governo.

Banco do Brasil

Agência 1246-7; conta corrente 49213-2, em nome de Sandoval Villaverde Monteiro;

Caixa Econômica Federal

Agência 1406; conta corrente 20116-0; operação 001, em nome de Carlos Eduardo Campos Freire

Doação de EPIs

Visando auxiliar à Administração Pública Municipal no enfrentamento à Covid-19, o Campus Currais Novos do IFRN realizou nesta segunda-feira (13/04/2020) a doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), disponibilizados pelo Setor de Saúde da Instituição, à Secretaria Municipal de Saúde. A doação repassada, composta de 250 aventais, 450 máscaras e 1550 luvas, todos materiais descartáveis, será destinada às Unidades Básicas de Saúde do município e ao Pronto Socorro do Hospital Regional Mariano Coelho.

Através dessa ação e de outras já realizadas, o Campus Currais Novos e seus servidores, reafirma o compromisso de apoio aos órgãos e profissionais da saúde que atuam diretamente no enfrentamento à pandemia.

Alimentos

Incomodados com a situação de vulnerabilidade socioeconômica em que muitas famílias de alunos do Campus Natal-Zona Norte se encontram em razão do coronavírus, servidores daquela unidade se uniram para arrecadar fundos e destinar o dinheiro a cestas básicas para doações.

A iniciativa, que teve inicio no dia 30 de março e contou com apoio do Grêmio Estudantil Paulo Freire, arrecadou 2.600 reais e beneficiou famílias de 33 estudantes, selecionados pela agremiação. As cestas foram distribuídas no sábado, 11, e na segunda-feira, 13 de abril, em um estabelecimento comercial próximo à escola.

"Pensamos em ajudar as famílias que, devido ao isolamento social, estão sem poder trabalhar e conseguir o sustento diário. Como muitas vivem do trabalho autônomo ou de pequenos comércios, buscamos uma maneira de minimizar essa situação de dificuldade", explicou a servidora Lanúzia Freíre, uma das participantes da ação.

servidores