Parceria
Servidores do IFRN dialogam com professores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa sobre Projeto de Pesquisa
Projeto pretende analisar as políticas de financiamento da Educação no Brasil e Portugal, com ênfase nas ações em tempos de pandemia
Publicada em 08/09/2021 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 22:52

Na tarde da última sexta-feira, dia 03 de setembro, servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) realizaram uma reunião com professores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL). O encontro teve como objetivo dialogar sobre a parceria internacional, relacionada ao desenvolvimento do Projeto de Pesquisa intitulado: "Políticas de Financiamento da Educação no Brasil e Portugal em Tempos de Pandemia (2019 A 2021): Prioridades e Garantia Do Direito à Educação".
Na ocasião, foi apresentada uma síntese do projeto em desenvolvimento, a partir do seu objetivo, que pretende analisar as políticas de financiamento da Educação no Brasil e Portugal, com ênfase nas ações e prioridades na garantia do direito à educação em tempos de pandemia. Para o seu desenvolvimento, o projeto contará com a colaboração dos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus São Paulo do Potengi, e também de doutorandos e mestrandos do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional do IFRN (PPGEP/IFRN).
Encaminhamentos
De acordo com a professora Maria Aparecida Ferreira, o objetivo do projeto "alinha-se a uma inquietação propulsora do problema de pesquisa – quais as políticas e ações de financiamento da educação no Brasil e Portugal na garantia do direito à educação, em tempos de pandemia? O enfoque teórico está ancorado nas discussões das dimensões de análises: políticas de financiamento da educação, educação básica e profissional, pandemia, e garantia do direito à educação. O estudo dar-se-á em uma perspectiva crítica, a partir do materialismo histórico dialético e da abordagem qualitativa. Como encaminhamento para a realização da Pesquisa, acordamos que, cada 'equipa' analisará legislações e ações levadas a cabo nestes últimos anos que tenham por objetivo (ou que ajudem) garantir a todos o direito à educação (mas sempre as duas equipas em cooperação) e que depois iremos 'comparar' as diversas ações conduzidas, perceber efeitos e tirar conclusões sobre o que pode/deve ser feito".
"A reunião foi bastante exitosa e profícua para o fortalecimento da parceria entre o IFRN e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, com a participação dos professores portugueses, de representantes da Propi e Aseri, convidados da gestão do Campus São Paulo do Potengi, coordenação do PPGEP, e estudantes da Graduação e Pós-Graduação. A importância da parceria entre as duas instituições para o desenvolvimento de uma Pesquisa colaborativa fortalece o processo de internacionalização entre as instituições envolvidas no projeto, no contexto e dimensão ampliada dos estudos sobre o financiamento da Educação, a partir do projeto em desenvolvimento, e ainda, proporciona efeitos positivos na avaliação das duas instituições", declarou Maria Ferreira.
Participações
A reunião contou com apresentação musical do doutorando Kleiton Cassimiro (PPGEP/IFRN) e a participação dos professores Maria Aparecida Ferreira, Kadydja Karla Chagas e José Moisés Silva do IFRN; dos professores Belmiro Cabrito, Luísa Cerdeira e Pedro Ribeiro do IEUL; de Luanna Alves, representante da Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri/IFRN); de Rafael Passos, representando a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi/IFRN); e de Ana Lúcia Henrique, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN).
Representando o Campus São Paulo do Potengi do IFRN estiveram presentes o diretor-geral, Renato Dantas Rocha da Silva; o coordenador de Pesquisa, Tito Matias Ferreira Júnior; a coordenadora de Extensão, Monique Oliveira; o diretor acadêmico, Ricardo Souza Marques; e Annaxsuel Araújo de Lima, coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática. Participou, também, a professora Magna França da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
- Palavras-chave:
- ensino extensao pesquisa servidores