Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Parceria

Servidores do IFRN dialogam com professores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa sobre Projeto de Pesquisa

Projeto pretende analisar as políticas de financiamento da Educação no Brasil e Portugal, com ênfase nas ações em tempos de pandemia

Publicada em 08/09/2021 Atualizada há 1 ano

Na tarde da última sexta-feira, dia 03 de setembro, servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) realizaram uma reunião com professores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL). O encontro teve como objetivo dialogar sobre a parceria internacional, relacionada ao desenvolvimento do Projeto de Pesquisa intitulado: "Políticas de Financiamento da Educação no Brasil e Portugal em Tempos de Pandemia (2019 A 2021): Prioridades e Garantia Do Direito à Educação".

Na ocasião, foi apresentada uma síntese do projeto em desenvolvimento, a partir do seu objetivo, que pretende analisar as políticas de financiamento da Educação no Brasil e Portugal, com ênfase nas ações e prioridades na garantia do direito à educação em tempos de pandemia. Para o seu desenvolvimento, o projeto contará com a colaboração dos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus São Paulo do Potengi, e também de doutorandos e mestrandos do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional do IFRN (PPGEP/IFRN). 

Encaminhamentos

De acordo com a professora Maria Aparecida Ferreira, o objetivo do projeto "alinha-se a uma inquietação propulsora do problema de pesquisa – quais as políticas e ações de financiamento da educação no Brasil e Portugal na garantia do direito à educação, em tempos de pandemia? O enfoque teórico está ancorado nas discussões das dimensões de análises: políticas de financiamento da educação, educação básica e profissional, pandemia, e garantia do direito à educação. O estudo dar-se-á em uma perspectiva crítica, a partir do materialismo histórico dialético e da abordagem qualitativa. Como encaminhamento para a realização da Pesquisa, acordamos que, cada 'equipa' analisará legislações e ações levadas a cabo nestes últimos anos que tenham por objetivo (ou que ajudem) garantir a todos o direito à educação (mas sempre as duas equipas em cooperação) e que depois iremos 'comparar' as diversas ações conduzidas, perceber efeitos e tirar conclusões sobre o que pode/deve ser feito". 

"A reunião foi bastante exitosa e profícua para o fortalecimento da parceria entre o IFRN e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, com a participação dos professores portugueses, de representantes da Propi e Aseri, convidados da gestão do Campus São Paulo do Potengi, coordenação do PPGEP, e estudantes da Graduação e Pós-Graduação. A importância da parceria entre as duas instituições para o desenvolvimento de uma Pesquisa colaborativa fortalece o processo de internacionalização entre as instituições envolvidas no projeto, no contexto e dimensão ampliada dos estudos sobre o financiamento da Educação, a partir do projeto em desenvolvimento, e ainda, proporciona efeitos positivos na avaliação das duas instituições", declarou Maria Ferreira.

Participações

A reunião contou com apresentação musical do doutorando Kleiton Cassimiro (PPGEP/IFRN) e a participação dos professores Maria Aparecida Ferreira, Kadydja Karla Chagas e José Moisés Silva do IFRN; dos professores Belmiro Cabrito, Luísa Cerdeira e Pedro Ribeiro do IEUL; de Luanna Alves, representante da Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri/IFRN); de Rafael Passos, representando a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi/IFRN); e de Ana Lúcia Henrique, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN). 

Representando o Campus São Paulo do Potengi do IFRN estiveram presentes o diretor-geral, Renato Dantas Rocha da Silva; o coordenador de Pesquisa, Tito Matias Ferreira Júnior; a coordenadora de Extensão, Monique Oliveira; o diretor acadêmico, Ricardo Souza Marques; e Annaxsuel Araújo de Lima, coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática. Participou, também, a professora Magna França da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas