Servidores da Reitoria realizam visita ao Parque Estadual Pedra da Boca

Passeio foi realizado neste sábado com terceirizados, estagiários e familiares dos servidores

Publicada em 13/10/2014 Atualizada há 12 meses

Concentração dos servidores antes da trilha  (Foto: Isabelle Ferret)

No último sábado (11), os servidores da Reitoria do IFRN tiveram uma manhã diferente na companhia de familiares, estagiários e terceirizados do Instituto. Promovida pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGPE) os participantes realizaram uma das trilhas ecológicas do Parque Estadual Pedra da Boca, situado no município de Araruna na Paraíba a 132 quilômetros de Natal.

Sob orientação do "Seu Tico" condutor da trilha e morador da região, cerca de 40 pessoas puderam conferir de perto, as belezas naturais do Parque e as histórias de cada um dos pontos, comentados por ele, frequentador do local desde os 10 anos de idade. A ação contou ainda com uma visitação ao Santuário da Pedra da Boca e à imagem de Nossa Senhora de Fátima, padroeira do local.

História

O Parque Estadual Pedra da Boca foi criado no ano de 2000, protegendo 157,26 hectares de significativa amostra do Bioma Caatinga. Além da expressiva biodiversidade – estima-se a existência de ao menos 21 espécies de répteis e anfíbios, 16 espécies de mamíferos e 125 espécies de plantas. O Parque possui em seu exuberante relevo importante patrimônio e grande atrativo turístico.

O principal exemplo é a Pedra da Boca, afloramento rochoso que dá nome ao Parque: possui uma fenda em forma de boca humana, muito utilizada para a prática de turismo de aventura e ecoturismo. Além das rochas para escalada, o Parque Pedra da Boca possui algumas cavernas e escrituras rupestres, abrigando um pedaço da história da ocupação humana no interior da Paraíba em tempos ancestrais.

Fonte Governo da Paraíba: http://www.sudema.pb.gov.br/

servidores