Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pesquisa e Inovação

Série especial destaca invenção sustentável que promove mobilidade e inclusão energética

Reportagens apresentam soluções inovadoras criadas no IFRN e protegidas por patentes

Publicada por Renan Gabriel em 22/05/2025 Atualizada em 22 de Maio de 2025 às 10:27

Como parte da celebração do Dia da Propriedade Intelectual, o Núcleo de Jornalismo (Nujor) ligado à Diretoria Sistêmica de Comunicação Institucional (Dici) do IFRN segue com a série especial sobre propriedade intelectual, destacando tecnologias desenvolvidas por pesquisadores da instituição. A segunda reportagem apresenta o veículo elétrico movido à energia solar fotovoltaica adaptado à mobilidade de cadeirantes, uma solução que alia acessibilidade, sustentabilidade e inovação social.

Veículo elétrico movido à energia solar
Veículo elétrico movido à energia solar

A patente

A invenção foi desenvolvida por Arthur Salgado de Medeiros, João Teixeira de Carvalho Neto e Maraysa Araújo Silva, pesquisadores do IFRN, e Iago Souza de Medeiros, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O projeto está registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) sob o código “BR 102017019709-3” e nasceu com o objetivo de ampliar as possibilidades de locomoção de pessoas com deficiência, especialmente em regiões com terrenos irregulares e de difícil acesso.

Os benefícios

Arthur Salgado falou sobre o impacto social do projeto, destacando o objetivo dessa tecnologia: promover a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida em espaços que não são acessíveis a elas. Ele ainda disse que, inicialmente, o veículo foi pensado para possibilitar o acesso às praias, mas pode se estender a outros locais com terrenos de difícil acesso. “Isso pode impactar diretamente na qualidade de vida das pessoas, possibilitando autonomia em ambientes de lazer”, acrescentou.

Simulação do veículo
Simulação do veículo

Com estrutura reforçada e alimentação exclusiva por energia solar, o veículo oferece uma alternativa ecológica aos meios convencionais de transporte, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis. “Seu design permite enfrentar ambientes desafiadores, como áreas litorâneas, comunidades rurais e espaços urbanos com infraestrutura limitada. Além do benefício direto à mobilidade de cadeirantes, o projeto representa um avanço no uso de energias renováveis no contexto da acessibilidade. A iniciativa também reforça o papel do IFRN como agente de transformação social, por meio da ciência aplicada às necessidades reais da população”, finalizou Arthur.

Veículo elétrico movido à energia solar (2)
Veículo elétrico movido à energia solar (2)

Outras patentes

A série especial continua nas próximas semanas com novas reportagens sobre patentes e tecnologias protegidas, reforçando o compromisso institucional com a inovação, o desenvolvimento sustentável e a inclusão.

Palavras-chave:
IFRN Patente Propriedade Intelectual Inovação

Notícias relacionadas