Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

Seminário de Gestão de Projetos tem início na Reitoria do IFRN e segue até sexta-feira (31)

Evento promovido pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional aborda fluxos, processos e boas práticas para fortalecer a cultura de gestão no Instituto

Publicada por Max Praxedes em 29/10/2025 Atualizada em 29 de Outubro de 2025 às 15:26

Teve início nesta terça-feira, 29 de outubro, no Auditório da Reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), o Seminário de Gestão de Projetos: da ideia à execução. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes) com apoio da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), segue até sexta-feira, 31, com uma programação composta por palestras, painéis, rodas de conversa e momentos de integração.

A abertura contou com a presença do reitor do IFRN, professor José Arnóbio; do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Raphael Fontes; da superintendente da Funcern, Tânia Costa; do coordenador do Escritório de Projetos, professor Melquiades Pereira; e da gerente de Projetos da Funcern, Maria Isabel Dantas. As falas da mesa de abertura destacaram a importância da pesquisa e da extensão para o fortalecimento do trabalho institucional, ressaltando o papel dos projetos como instrumentos de inovação, impacto social e desenvolvimento regional.

Foto: Arthur Constâncio
Foto: Arthur Constâncio

Programação

Ao longo dos três dias, o Seminário abordará temas estratégicos como prospecção de oportunidades e parcerias, formalização e execução de projetos, gestão de pessoas em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e Extensão. Entre os destaques da programação estão:

  • Dia 29: painéis sobre “Como prospectar oportunidades e construir parcerias” e “Relações comerciais e institucionais entre IFRN e Funcern”;
  • Dia 30: debates sobre “Formalização e contratação de projetos”, “Desafios da gestão de pessoas em PD&I” e “Fluxos e processos na execução de projetos”;
  • Dia 31: palestras sobre “Projetos sob o Marco Legal da Inovação”, “Estruturando a inovação” e “Como planejar e desenvolver projetos de extensão transformadores”.
Foto: Arthur Constâncio
Foto: Arthur Constâncio

Este seminário simboliza mais do que um momento de capacitação: ele representa o compromisso do IFRN com uma gestão pública moderna, colaborativa e inovadora. Cada projeto desenvolvido aqui nasce de uma ideia, mas é por meio do diálogo e do trabalho coletivo que transformamos essas ideias em resultados concretos para a sociedade. É muito gratificante ver o envolvimento e a dedicação das equipes que constroem o IFRN todos os dias. Eventos como este mostram que a força da nossa instituição está nas pessoas: em cada servidor e servidora que se empenha em transformar conhecimento em oportunidades e desenvolvimento para o Rio Grande do Norte.

José Arnóbio

Foto: Arthur Constâncio
Foto: Arthur Constâncio

O Seminário de Gestão de Projetos: da ideia à execução segue até sexta-feira (31), encerrando com atividades voltadas à inovação e à extensão. A iniciativa reforça o papel do IFRN na construção de uma gestão pública eficiente, participativa e orientada para resultados, fortalecendo a integração entre os setores e a execução de projetos estratégicos em todo o Instituto.

Foto: Arthur Constâncio
Foto: Arthur Constâncio

Acesse:

Palavras-chave:
Gestão Prodes Evento IFRN Funcern