PPGEP

Seminário apresenta projeto de mestrado acadêmico em Educação Profissional

Caso aprovado, a previsão é que o curso seja oferecido no primeiro ou segundo semestre letivo de 2013

Publicada em 18/10/2012 Atualizada há 1 ano

Na tarde de hoje (17), pesquisadores, alunos e servidores do IFRN se reuniram na Sala de Videoconferências do Câmpus Natal-Central para assistir ao II Seminário de Socialização do Projeto do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto (PPGEP). Os demais câmpus acompanharam a apresentação através de transmissão ao vivo.

O objetivo foi compartilhar, com toda a comunidade acadêmica, o processo de criação do programa de pós-graduação Strictu Sensu (mestrado) do IFRN, esclarecendo os principais detalhes do programa que, após implantado, deverá funcionar no Câmpus Natal-Central. Toda a sociedade poderá concorrer às vagas. O responsável pela apresentação do Seminário foi o professor Dante Henrique Moura, da Comissão responsável pelo PPGEP.

O projeto prevê duas linhas de pesquisa: “Políticas e práxis em educação profissional” e “Formação docente e práticas pedagógicas”. Quanto à organização curricular, deverá ter quatro disciplinas obrigatórias; três seminários de dissertação; um mínimo de quatro disciplinas eletivas (à escolha) para cada mestrando; além do Estágio de Docência e da disciplina voltada à dissertação. A ideia é que a produção acadêmica do aluno durante o curso seja considerada como crédito. Para a seleção, deverá ser realizada prova e análise de currículo, como costumam ser os processos seletivos das universidades federais para cursos de mestrado.

“A proposta do mestrado acadêmico se pauta na nosso objetivo de contribuir ao máximo com a produção do conhecimento. O foco na educação profissional, assim como em qualquer educação, demonstra nossa preocupação em formar sujeitos autônomos e críticos na sociedade em que atuam”, destacou Dante Henrique. O professor também comentou o acúmulo de produção acadêmica sobre educação profissional e a oferta de cursos de especialização na área desde 2006, pelo IFRN, como motivadores da construção do PPGEP.

Sobre o histórico de formação do projeto, ainda em 2008, a Diretoria de Pesquisa do então CEFET-RN demandou a construção de uma proposta de mestrado. Em 2010, aconteceu uma videoconferência que apresentou as ideias para elaboração do projeto. O desenvolvimento do trabalho teve início em outubro de 2010, com a entrada de recursos que permitiram a formação de grupos de pesquisa, com pesquisadores e bolsistas.

Como exigido pela CAPES, os professores envolvidos diretamente nos trabalhos desenvolvem produção acadêmica frequente e possuem nível de doutorado, a maioria, na área de educação. Professores de outras instituições mais experientes na oferta de cursos Strictu Sensu (UFPA, UFG, UFF e UFRN) também foram convidados para realizarem avaliações parciais do projeto do PPGEP/IFRN.

Hoje, o Projeto do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional do IFRN está em processo de aprovação pela CAPES. Caso aprovado, a previsão é que as primeiras turmas sejam ofertadas ainda no primeiro ou segundo semestre letivo de 2013.