Semana do Meio Ambiente do IFRN 2020 abre inscrições

"Saúde vegetal, Sustentabilidade e Saneamento em Tempos de Covid-19" será o tema central do evento

Publicada em 28/05/2020 Atualizada há 1 ano

O evento acontecerá do dia 31 de maio ao dia 6 de junho

Entre os dias 31 de maio e 6 de junho acontecerá a Semana do Meio Ambiente IFRN 2020. O evento será realizado virtualmente por alunos do curso de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental e mestrado em Uso Sustentável de Recursos Naturais do Campus Natal-Central e do curso de graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Mossoró, sob a coordenação do professores Jean Tavares e Lenilton Araujo. Para ministrar palestras, participarão convidados do Campus Natal-Central, do Instituto Federal do Pará (IFPA), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido(Ufersa) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

O evento

O evento tem como objetivo incentivar a formação de cidadãos críticos, conscientes e sensíveis a problemáticas ambientais e terá como tema principal: Saúde vegetal, Sustentabilidade e Saneamento em Tempos de Covid-19. As palestras em ambiente virtual serãorrealizadas através da plataforma Google Meet; também acontecerão mesas redondas digitais com transmissão ao vivo que possibilitará a interação dos inscritos no canal do Youtube: ESA IFRN. A proposta é discutir temas correlatos, especialmente aqueles postos em pauta pelo Ano Internacional da Saúde Vegetal, instituído para 2020 pela Organização das Nações Unidas (ONU), contextualizado no atual período da pandemia.

De acordo com o professor Jean Tavares, esses eventos agregam e transformam tanto no nível de conhecimento teórico quanto prático, na medida em que buscam a mudança de atitude por parte dos cidadãos "Eventos como esse visam promover o conhecimento, alertar a sociedade acerca da sua capacidade de transformação sobre o meio ambiente e impactar sobre seus processos diários de tomada de decisão, assim como ajudar a identificar problemas, buscar soluções e construir hábitos de vida mais sustentáveis”, disse. Para ele, a Semana do Meio Ambiente 2020 se propõe a despertar nos indivíduos uma consciência ambiental aguçada e acrescentou “Será uma orientação para a aplicação do conhecimento em ações que promovam saúde e bem-estar coletivos" afirmou.

Na programação, acontecerá também uma exposição virtual de fotos, com a qual os participantes podem colaborar através do envio de imagens da flora e da fauna potiguar. De acordo com uma das organizadoras, aluna do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, Lana Alves, "a ideia é expor para as pessoas e conscientizá-las do valor e da beleza das nossas flora e fauna" disse. Quem quiser participar da exposição, basta enviar a foto para o e-mail: engsanitariaeambiental2020@gmail.com ou através do direct do instagram no perfil @Esa_ifrn, além disso, também terá divulgação de conteúdo temático e interativo, como por exemplo postagens diárias e quiz temático, realizado através do mesmo perfil.

Inscrições

Os interessados em participar do evento, que é voltado tanto para a comunidade interna, como para a externa, devem se inscrever através do site do evento: Semana do meio Ambiente. Não haverá limites para o número de inscritos e, posteriormente, os participantes receberão certificados do evento.

Acesse

Inscrições