Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

formação continuada

Segunda palestra do Curso de Formação Continuada acontece no dia 14 de julho

Aula será ministrada pela professora Marise Nogueira Ramos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Inscrições seguem até o dia 14 deste mês.

Publicada em 08/07/2021 Atualizada há 1 ano

Curso é destinado aos interessados na oferta qualificada e humana de educação profissional, científica e tecnológica

As inscrições para o curso “Pensando e fazendo Educação Profissional, Científica e Tecnológica: os desafios da construção coletiva”, realizado pela Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Proen/IFRN) seguem abertas até o dia 14 de julho de 2021, no site do evento, que será realizado totalmente de forma on-line. Pesquisadores nacionais renomados apresentarão palestras, que serão transmitidas pelo canal do YouTube IFRN Oficial.

No dia 14 de julho, a aula será ministrada pela professora Marise Nogueira Ramos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV-Fiocruz). A professora abordará o assunto “O projeto de formação humana do ensino médio integrado: avanços, possibilidades, desafios e limites”.

O evento compõe a programação da Formação Pedagógica 2021 para servidores e servidoras do IFRN, integrando a programação das Reuniões Pedagógicas dos campi do Instituto. O curso possui certificação, que será emitida para os inscritos que cumprirem, no mínimo, 75% de participação.

Primeira palestra

A primeira palestra do curso “Pensando e fazendo Educação Profissional, Científica e Tecnológica: os desafios da construção coletiva” foi ministrada pelo professor Gaudêncio Frigotto, também da UERJ, no dia 16 de junho deste ano. Na oportunidade, foi estudado o assunto “As mudanças políticas, econômicas e sociais das duas primeiras décadas do século XXI: implicações para os Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”. As atividades vão até dezembro deste ano e acontecem sempre às quartas-feiras, às 19h.

Cronograma

14 de julho

Tema"O projeto de formação humana do ensino médio integrado: avanços, possibilidades, desafios e limites"
PalestranteMarise Nogueira Ramos
InstituiçãoUniversidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV-Fiocruz)

11 de agosto

Tema"A reforma do ensino médio e suas implicações para o ensino médio integrado na RFEPCT"
PalestranteAdilson César de Araújo
InstituiçãoInstituto Federal de Brasília (IFB)

8 de setembro 

Tema"Novas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica (Resolução CNE/CP nº 1/2021) e os institutos federais: ameaças e resistências"
PalestranteMônica Ribeiro da Silva
InstituiçãoUniversidade Federal do Paraná (UFPR)

10 de novembro

Tema"Decreto nº 10.656/2021 e as perspectivas atuais de financiamento para a Educação Profissional"
PalestranteMaria Aparecida dos Santos Ferreira
InstituiçãoInstituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

8 de dezembro

Tema"A BNC-Formação (Resolução CNE/CP nº 2/2019): impactos na formação inicial e continuada dos docentes"
PalestranteAcácia Zeneida Kuenzer
InstituiçãoUniversidade Federal do Paraná (UFPR)

Acesse

Site do evento

Canal do YouTube IFRN Oficial

 

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas