Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ensino

Secretário da Setec/MEC reafirma compromisso do governo federal em consolidar a expansão dos IFs

Ele foi o palestrante da abertura do 1º Seminário de Educação Profissional do RN, ontem (9), na Casa da Indústria

Publicada em 10/12/2015 Atualizada há 1 ano, 7 meses

Marcelo Feres na abertura do evento. Foto: Senai-RN.

Além do secretário da Setec/MEC, a  solenidade de abertura do seminário contou com a participação do  presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, Amaro Sales de Araújo; do reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, além dos dirigentes das demais entidades parceiras do evento, como o Sebrae, Senar, Senac, UnP, IFRN, Governo do Estado e Sest/Senat.

Em sua palestra de abertura,  Marcelo Feres fez uma completa explanação sobre o panorama atual da educação profissional brasileira, seus avanços e seus desafios.  Ao falar para uma plateia formada por dirigentes e profissionais que atuam nessa área tanto no setor público como na iniciativa privada, o secretário reiterou a importância de todos os segmentos para que o Brasil consiga atrair um contingente maior de jovens ao ensino técnico e profissionalizante.   

O secretário apresentou dados que comprovam a maior empregabilidade daqueles trabalhadores que possuem uma capacitação específica em relação àqueles com apenas o ensino médio.  "As pesquisas revelam também que  as perspectivas de carreira e os salários dos egressos de cursos técnicos, comparados aos demais com o mesmo nível de escolaridade mas sem a formação profissional são mais de 20% superiores em geral", complementou.

No final da palestra, ao falar sobre a crise econômica e os reflexos no orçamento das instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o secretário disse que os cortes só vão afetar as contratações de novas obras, mas que a manutenção das unidades construídas e já em funcionamento está garantida.  

Para o presidente da Fiern, Amaro Sales de Araújo, há espaço para atuação tanto das instituições públicas quanto privadas na oferta de educação profissional e que todas devem se unir para vencer o preconceito que existe com a formação técnica.   

Já o reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, disse que a realização deste primeiro seminário é um marco para a educação profissional do Rio Grande do Norte.  "É extremamente positivo termos os vários segmentos aqui representados, lutando pela melhoria de algo tão importante para o futuro e o desenvolvimento do país como a qualificação dos nossos jovens e trabalhadores de uma forma geral.  Este é apenas o primeiro seminário.  Esperamos que a partir da agora esse forum seja permanente em nosso estado" , concluiu. 

Acesse:

Seminário de Educação Profissional do RN