Parceria
Secretaria Nacional de Economia Solidária visita Reitoria do IFRN
Encontro objetivou acompanhar o andamento do projeto de Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários do IFRN
Publicada por Giovanna Alves em 19/03/2024 ― Atualizada em 25 de Março de 2024 às 13:53
Foi realizada, entre os últimos dias 11 e 13 de março, uma visita técnica de Robert Paula Gouveia, analista técnico de políticas sociais da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com o intuito de acompanhar o andamento do projeto de Incubação Tecnológica para o Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários do IFRN (IFSOL).
Desenvolvido por 10 Núcleos da IFSOL (Caicó, Canguaretama, Lajes, João Câmara, Mossoró, Macau, Natal Zona Norte, Ipanguaçu, São Paulo do Potengi e Pau dos Ferros), o projeto beneficia 20 empreendimentos do estado com atividades de assessoria, capacitação e entrega de máquinas e equipamentos. O objetivo central é fortalecer a geração de renda dos beneficiários.
A visita de acompanhamento permitiu apresentar os resultados do projeto em diferentes etapas:
- 11/03: Apresentação dos resultados junto ao Mercado da Agricultura Familiar e Economia Solidária e à Unicafes/RN.
- 12/03: Apresentação dos resultados do Coletivo de Comercialização FeirArte Potiguar de Economia Solidária e da COOPAMG, além de visita ao Grupo de Produção Mães Criando Arte no bairro de Mãe Luiza.
- 13/03: Reunião de apresentação dos resultados na sala de atos da reitoria, com a participação da Pró-Reitora de Extensão, Samira Delgado, coordenadores dos núcleos, coordenação geral, Denise Cristina Momo, e representantes da fundação de apoio ao IFRN (Funcern).
Prorrogação e impacto
O projeto foi prorrogado até fevereiro de 2026 para viabilizar a compra de máquinas e equipamentos, que fortalecerão ainda mais as atividades produtivas e a geração de renda, melhorando a qualidade de vida dos grupos assessorados.
Denise Cristina Momo, professora e coordenadora geral do projeto, destaca a importância da visita da Senaes, "A visita técnica foi de fundamental importância para apresentar os resultados de dois anos de trabalho. A IFSOL conseguiu fortalecer as atividades produtivas e organizativas de 20 empreendimentos econômicos solidários do RN, atingindo diretamente 417 beneficiários e indiretamente mais de 1.200 beneficiários, por meio de atividades de assessoria e capacitação", disse.
- Palavras-chave:
- Economia Solidária Visita Parceria IFSOL