Secretária de Educação Profissional e Tecnológica conversa com gestores do IFRN

Eline Neves Braga Nascimento assistiu a apresentações institucionais na manhã desta sexta (23)

Publicada em 23/03/2018 Atualizada há 1 ano

Reitor Wyllys Farkatt, secretária Eline Nascimento e diretora de Assistência Estudantil Odisseia Gaspareto

Com o objetivo de apresentar de forma mais detalhada as ações desenvolvidas no IFRN, o reitor Wyllys Farkatt Tabosa recebeu na manhã desta sexta-feira (23) a secretária de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eline Neves Braga Nascimento. Em reunião no Gabinete da Reitoria, Eline conversou também com gestores da unidade administrativa do Instituto, da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern) e com os diretores-gerais dos campi EaD e Natal-Zona Norte, Alex Oliveira e Valdemberg Pessoa, respectivamente.

Antes do encontro, a secretária visitou a usina fotovoltaica (de energia solar) da Reitoria e abriu reunião do Conselho Superior do Instituto, destacando ações realizadas em parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Campus EaD. Na reunião no Gabinete, a gestora teve a oportunidade de conhecer mais detalhadamente o Campus de Educação a Distância do IFRN através de vídeo institucional produzido pela Coordenação de Videoproduções da unidade de ensino, pesquisa e extensão.

A reunião teve o objetivo de reforçar os pedidos para a transformação das unidades Parelhas, Lajes e EaD em campi efetivos (os dois primeiros são campi avançados e o terceiro é vinculado administrativamente ao Campus Natal-Central. As solicitações já foram protocoladas no MEC. "Temos a certeza de que o IFRN fez seu dever de casa, com todas as obras da expansão concluídas e campi bem estruturados. As mudanças que almejamos são para termos condições de avançar", explicou.

A secretária afirmou sua satisfação em atuar com a educação profissional e de ver os depoimentos positivos de estudantes que passaram pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. "Nossa atuação vem sendo no sentido do diálogo. Abrimos as portas para todos os reitores, independentemente de nossas concordâncias ou discordâncias. Estamos sempre dispostos a conversar lutar pelo que é possível fazer", declarou. Eline explicou as situações relacionadas ao atendimento das demandas do IFRN, como liberação de vagas de servidores e avaliação dos Ministérios da Fazenda e do Planejamento. Prontificou-se a agendar nova reunião no MEC para que as apresentações feitas na manhã da sexta-feira possam ser realizadas também no Ministério e, assim, o pleito seja reforçado.

Em razão de agenda súbita para Recife, informada à secretária ainda durante a reunião na Reitoria, a visita programada aos campi EaD, Natal-Central e Natal-Cidade Alta tiveram de ser canceladas. Eline seguiu com o reitor para o Campus Canguaretama, localizado no caminho para Recife, onde pôde presenciar a estrutura construída nos campi do interior da Instituição.

A secretária declarou ter ficado muito feliz com a estrutura, destacando a qualidade dos laboratórios que visitou, como também o acervo e a área da biblioteca. "Com o vídeo apresentado, pude perceber que o trabalho com a Educação a Distância no IFRN é referência para o Brasil. Pretendo voltar com mais tempo e quero levar essa apresentação ao MEC", disse. Para o reitor Wyllys Farkatt, apesar do pouco tempo da visita, foi possível destacar as forças do IFRN. "Continuamos reforçando as nossas solicitações, que são para o crescimento da Instituição, e procurando as formas de serem atendidas", encerrou.

Confira o vídeo institucional do Campus EaD do IFRN: