Resultado

Secretaria de Educação de Natal destaca aprovação de alunos para o técnico integrado do IFRN

Projeto que leva alunos do 9º ano a conhecer os laboratórios de ciência da instituição é elogiado

Publicada em 12/01/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Um dos encontros promovidos pelo projeto "Ciência para todos e todas"

No final de dezembro de 2015, a Secretaria de Educação de Natal divulgou, na página da prefeitura da cidade, notícia comemorativa à aprovação de 92 alunos da rede municipal de ensino no processo seletivo para os cursos técnicos integrados de nível médio do IFRN. Na oportunidade, foi elogiado também o projeto de extensão do Campus Natal-Central do Instituto "Ciências para todos e todas", coordenado pela professora de Biologia Adriana Cláudia Câmara da Silva. Desenvolvido de junho a dezembro de 2015, o projeto levou cerca de 800 alunos da rede pública de ensino de Natal a conhecerem os laboratórios de ciências do Campus e participarem de aulas práticas.

O processo seletivo para os cursos do IFRN teve o resultado final publicado no dia 8 de dezembro. Para garantirem a vaga, os estudantes fizeram uma prova com questões objetivas de Português e Matemática, contendo assuntos referentes a todo ensino médio, e desenvolveram uma redação como resposta a uma questão subjetiva. De acordo com informações da prefeitura de Natal, dos 92 alunos aprovados, 6 conquistaram o 1º lugar, 3 foram classificados em 2º lugar e 6 em 3º lugar.

Para a professora Justina Iva de Araújo Silva, secretária municipal de Educação, a aprovação dos alunos é um sinal de avanços no trabalho realizado na rede de ensino, o que foi apontado também por Ednice Peixoto, diretora do Departamento de Ensino Fundamental de Natal.

CIÊNCIA PARA TODOS E TODAS

Na matéria divulgada no site da prefeitura, a secretária de Educação Justina Iva fez questão de elogiar o projeto de Extensão "Ciência para todos e todas", do Campus Natal-Central do IFRN. Voltado aos alunos do 9º ano da rede municipal de ensino de Natal, de acordo com Adriana da Silva, coordenadora do projeto, a intenção era despertar neles o interesse pela ciência e apresentar o que a infraestrutura física e acadêmica que o Instituto tem a oferecer a seus estudantes.

Foram atendidos cerca de 800 alunos de 18 escolas. Nos encontros promovidos nos laboratórios do Campus Natal-Central, uma equipe de 16 pessoas - 2 alunos bolsistas, 4 técnicos de laboratório e 10 professores - apresentavam aos estudantes das escolas municipais de Natal a infraestrutura física do Campus Central do IFRN, principalmente seus laboratórios de ciência, onde eram desenvolvidas aulas práticas de Biologia, Química e Física.

Segundo Arkeley Kênia Souza, professora da Escola Terezinha Paulino, as aulas assistidas no IFRN serviram de base para o desenvolvimento de outros trabalhos com os alunos. Para ela, o projeto permite levar aos estudantes a parte prática que não consegue ser realizada em sala de aula.

"Gosto bastante de Física e Eletromagnetismo e pude até fazer experimentos para apresentar na minha escola", declarou Gabriel Gomes, aluno da professora Arkeley. Pela notícia comemorativa divulgada pela Secretaria de Educação de Natal, o projeto da professora Adriana conseguiu os objetivos planejados.

Acesse:

Vídeo sobre o projeto "Ciência para todos e todas"