Resultados

Secitex 2015 lota o auditório do Campus Santa Cruz para a entrega das premiações

Foram entregues cerca de 60 premiações. Próximo ano, o evento acontece no Campus Parnamirim

Publicada em 21/11/2015 Atualizada há 12 meses

Público era formado por alunos de todos os 21 campi do IFRN

Com um auditório lotado por alunos e servidores de todos os campi, foi realizado na manhã de hoje (21) o encerramento da I Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex), que aconteceu no Campus Santa Cruz. O evento teve início na quarta-feira (18) e foi uma mostra dos trabalhos científicos e culturais desenvolvidos na Instituição, reunindo o XI Congresso de Iniciação Científica (Congic), o III Simpósio de Extensão, a III Mostra Tecnológica, a I Olimpíada de Robótica, a V Exposição Tecnológica, Científica e Cultural do Campus Santa Cruz (Expotec) e o I Encontro dos Professores de Informática do IFRN.

Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação e a de Extensão, com a organização do Campus Santa Cruz, a Secitex 2015 entregou no seu encerramento cerca de 60 premiações, além de 8 destaques concedidos pela Associação Brasileira de Incentivo à Tecnologia e Ciência (Abritec). Com um esforço de um grupo de cerca de 300 pesquisadores avaliadores, foram analisados aproximadamente 600 trabalhos durante os 2 dias de apresentações de projetos. "Acabamos de somar as notas dadas pelos avaliadores eram mais de 22h da sexta (20). Só temos a agradecer a todos os que contribuíram com os esforços para conseguir entregar os resultados ainda no encerramento da Secitex", comentou João Teixeira, coordenador do evento. De acordo com Leonam Gomes Coutinho, professor do Campus Santa Cruz e integrante da comissão de avaliação, se voluntariaram a avaliar os projetos professores e técnicos-administrativos IFRN, da Faculdade de Ciências de Saúde do Trairi (Facisa-UFRN) e de outras escolas públicas da região.

A cerimônia de premiação foi apresentada pelos professores Leonardo de Albuquerque e Rodrigo Barreto, do Campus Santa Cruz, que se destacaram em relação à animação com a qual conduziram a Olimpíada de Robótica. Para Samira Delgado, coordenadora geral da Secitex, foi um grande prazer trabalhar com uma equipe de pessoas envolvidas completamente com o evento. "Aos professores e técnicos-administrativos do Campus Santa Cruz, os da Reitoria, os alunos monitores, como também os servidores terceirizados, que se empenharam dia e noite durante toda a Secitex, inclusive no sábado, só temos a agradecer!", destacou a coordenadora.

Erivan Sales do Amaral, diretor-geral do Campus Santa Cruz, falou da alegria em levar para a região do Trairi do Rio Grande do Norte um evento como a Secitex, que foi um verdadeiro sucesso. Com mais de 1.600 credenciamentos de participantes, o evento recebeu deles a doação de quase 2 mil livros de literatura, que serão distribuídos nas escolas públicas de Santa Cruz. O reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, fez questão de estar presente ao encerramento da Secitex e declarou o orgulho em perceber a qualidade dos trabalhos desenvolvidos no IFRN. "Têm trabalhos de alunos do ensino médio que não deixam a desejar em nada a pesquisas feitas em universidades e tenho certeza que poderiam ser publicados nas mais importantes revistas de divulgação científica do mundo", destacou.

Foram esses os trabalhos que receberam os prêmios das mãos dos professores e gestores do Instituto na manhã desta sábado, como o de Bárbara Andrade, aluna do Campus São Gonçalo que recebeu a medalha de primeira colocação na área de engenharia da Mostra Tecnológica, além de ser credenciada para a participação na próxima Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, promovida em São Paulo pela USP. A lista completa dos trabalhos premiados será publicada na segunda-feira (23).

A próxima Secitex será realizada no Campus Parnamirim, de acordo com a aprovação da proposta de candidatura apresentada por Ismael Felix Coutinho Neto, diretor do Campus, durante a cerimônia de encerramento. Após a entrega dos prêmios e o anúncio do local de realização da próxima edição, houve ainda o show da Banda de Metais do Campus Natal-Central.

Acesse:

Lista de trabalhos premiados