Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ciência e Tecnologia

SBPC realiza Marcha Virtual pela Ciência no Brasil

Manifestação acontece em 7 de maio, via Facebook e YouTube

Publicada em 28/04/2020 Atualizada há 1 ano

Evento acontece em 7 de maio

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), junto a suas Secretarias Regionais e Sociedades Científicas Afiliadas, soma forças a entidades de todo o País ligadas à Ciência,Tecnologia e Informação (CT&I) para a realização da Marcha Virtual pela Ciência no Brasil, que acontece em 7 de maio. Com atividades transmitidas pelas redes sociais ao longo do dia, o objetivo da manifestação é chamar a atenção para a importância da ciência no enfrentamento da pandemia de covid-19 e de suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas.

"Com os cortes graduais e cada vez mais agudos no orçamento da área da ciência e tecnologia, assim com na educação e na saúde, impõem-se um desafio ainda maior nessa corrida por respostas aos impactos devastadores da disseminação do coronavírus. Laboratórios sucateados, bolsas cortadas e redução de insumos, agravados pela campanha de desvalorização do conhecimento científico, tornam o trabalho de pesquisadores no País uma tarefa árdua. Ainda assim, cientistas brasileiros se destacam pela qualidade dos estudos desenvolvidos no País e pela intensa campanha de conscientização social sobre cuidados e proteção contra o novo vírus, além de debater medidas econômicas para o enfrentamento da crise. Os profissionais de saúde, na linha de frente do enfrentamento da pandemia, padecem de muitas dificuldades, inclusive de segurança pessoal, e se defrontam com a falta de recursos materiais e humanos", diz o manisfesto divulgado pela SBPC.

Atividades

Entre as atividades da manifestação, a SBPC e as entidades que organizam a Marcha realizarão dois painéis de debates no dia 7 de maio – um dedicado à pandemia da covid-19 e o outro abordando o financiamento da ciência brasileira. As Secretarias Regionais da SBPC, juntamente a entidades e instituições científicas locais, também promoverão atividades direcionadas às suas regiões de abrangência. Além dos seminários online, as entidades promoverão protestos onlines nas redes sociais com duas ondas de ‘tuitaços’ no dia, um às 12h e outra às 18h, com as hashtags #paCTopelavida e #FiqueEmCasacomaCiência.

A marcha virtual

A Marcha virtual pela ciência visa reforçar a luta por recursos adequados para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, e para a saúde e educação no País, e reiterar os termos do Pacto pela vida e pelo Brasil, publicado em 7 de abril. O documento, elaborado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Comissão Arns, ABC, ABI e SBPC, que ganhou apoio de mais de uma centena instituições e associações, pede união de toda a sociedade, solidariedade e conduta ética e transparente do governo, tomando por base as orientações da ciência e dos organismos nacionais e internacionais de saúde pública no enfrentamento da pandemia de coronavírus. 

Acesse

Portal SBPC

Como participar

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas