Ascop
São Gonçalo do Amarante: Campus sedia a III Assembleia Potiguar do Clima
Evento ocorrerá no dia 4 de dezembro e discutirá os impactos das mudanças climáticas
Publicada por Renan Gabriel em 03/12/2024 ― Atualizada há 1 mês, 1 semana
O Campus São Gonçalo do Amarante do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (SGA/IFRN) sediará no dia 4 de dezembro a III Assembleia Potiguar do Clima (Ascop), evento que reunirá especialistas, acadêmicos e autoridades para debater os impactos locais das mudanças climáticas nas regiões semiárida e litoral oriental do Rio Grande do Norte.
Marilac de Castro, diretora do Campus São Gonçalo do Amarante, destacou a importância do evento para a instituição: “É a primeira vez que o IFRN sedia a Ascop, que já aconteceu na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Para nós, que fazemos o Campus São Gonçalo do Amarante, estamos felizes pela oportunidade de contribuirmos com um debate tão relevante e atual”, reforça Marilac.
O encontro tem como objetivo discutir estratégias de redução e adaptação às mudanças climáticas, abordando questões que afetam diretamente a economia, o meio ambiente e a qualidade de vida das populações dessas áreas. “O evento é uma oportunidade única para o público interagir com pesquisadores, setor produtivo e gestores públicos, visando promover um diálogo construtivo sobre soluções climáticas para o estado do RN”, ressalta Marcelo Mesquita, professor de física do Campus São Gonçalo do Amarante.
Programação
A programação da Ascop acontecerá no Auditório do Campus, das 13h às 18h. As atividades incluem apresentações culturais e duas mesas-redondas. O credenciamento ocorre das 12h às 13h15, seguido de uma apresentação da Banda do Campus SGA às 13h15 e da formação da mesa com autoridades às 13h30. A primeira mesa-redonda, às 14h30, contará com os professores Bergson Guedes Bezerra e Cláudio Moisés Santos e Silva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com mediação de Marcelo Amorim, professor do IFRN.
A segunda, às 16h, terá Gilberto Dantas de Sousa, subsecretário de Urbanismo do município de São Gonçalo do Amarante, e Marcelo Rosado, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), também mediada por Marcelo Amorim. Cada mesa terá 30 minutos de exposição por palestrante e 30 minutos para perguntas do público. O encerramento, às 17h30, trará o resultado da Gincana da Sustentabilidade Local e mais uma apresentação cultural.
- Palavras-chave:
- IFRN SGA São Gonçalo do Amarante