Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ensino Profissional

Roraima sedia a 53ª reunião do Conif

O Conselho reúne os dirigentes de todos os Institutos Federais de Educação do Brasil

Publicada em 10/06/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Reitores de todos os IFes  participam, em Roraima, da 53ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).  A abertura do evento foi ontem, no auditório do Aipana Plaza Hotel, na capital Boa Vista. 

A cerimônia começou com a exibição do vídeo institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Roraima (IFRR). Na sequência, houve a apresentação do coral Canta IFRR, integrado por alunos do Campus Boa Vista Centro, e uma homenagem ao professor Gilson Garófalo pelos relevantes serviços prestados ao Instituto roraimense. Na solenidade houve também o lançamento do livro Proeja: um sonho possível,  de autoria dos professores José Gomes da Silva e  Leila Márcia Ghedin.

Em seu discurso, o reitor do Instituto Federal de Roraima e anfitrião do evento, professor Ademar de Araújo Filho, destacou  a importância de o estado sediar a 53ª reunião do Conif. “Trazer este evento para a Região Norte fortalece as discussões acerca do ensino na Amazônia, mostrando a realidade local, principalmente no que se refere à formação profissional”, disse.

Para o presidente do Conif, professor Belchior de Oliveira Rocha, a realização da reunião em Roraima consolida a gestão da rede pelo conhecimento das problemáticas de cada região, com vistas à melhoria do ensino no Brasil. “Nossa intenção é trabalhar em conjunto pelo fortalecimento de todos os Institutos Federais, para que sempre possamos levar educação profissional de qualidade ao País”, ressaltou.

A 53ª reunião do Conif segue até a quinta-feira (11), nos turnos manhã e tarde. 

Atuação do Conselho

O CONIF congrega todas as Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil. É uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação.

Para o êxito de suas ações, o Conselho desenvolve atividades de promoção de estudos e projetos, de natureza interdisciplinar e interinstitucional, por meio de eventos como congressos, conferências, seminários e encontros. Além disso, incentiva o intercâmbio de informações e experiências entre as instituições que compõem o conselho e as instituições de ensino, pesquisa e extensão, entidades culturais, científicas e tecnológicas nacionais e estrangeiras; executa articulações com os diversos entes públicos e a sociedade civil organizada nas esferas federal, estadual e municipal.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas