Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Parceria

IFRN e Sedec-RN planejam ações para o setor mineral do Estado

Projetos apresentados visam a caracterização e beneficiamento de minerais estratégicos

Publicada em 05/11/2021 Atualizada há 1 ano

Encontro aconteceu no última segunda-feira de outubro

No dia 29 de outubro, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) reuniu-se com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico do Estado (Sedec/RN). O objetivo do encontro foi debater o planejamento de ações para o setor mineral no Rio Grande do Norte.

Os pontos abordados na reunião de planejamento foram: O andamento da construção do Centro de Gemologia e Lapidação do Centro de Tecnologia (CT) Mineral do IFRN e próximos passos para implantação do centro; possibilidade de fornecimento de capacitações na área de lapidação e outras vinculadas ao CT Mineral do IFRN para o setor mineral do RN; participaram da reunião: Jaime Calado, secretário da Sedec, Cornélio Benévolo Xavier, engenheiro de minas da Sedec, os representantes da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern)  Emerson Cortez, Erivan Amaral e Francisco Carlos e, representando o IFRN, o reitor José Arnóbio, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Antônia Silva, o diretor de Engenharia, Carlos Guedes, e o diretor de Inovação Tecnológica, João Teixeira.

Beneficiamento de minerais

Os projetos em andamento no CT Mineral visam a caracterização e beneficiamento de minerais estratégicos encontrados nos rejeitos das minas. Uma das possibilidades é a utilização do CT Mineral por instituições e empresas parceiras para identificação de possíveis rotas de processo produtivos inovadores para aproveitamento dos resíduos sólidos da usina de concentração da mina Brejuí e o projeto de caracterização química granulométrica e mineralógica dos rejeitos da extração do pegmatito Dália, do Município de Parelhas/RN. As duas iniciativas são coordenadas por Túlio César Soares dos Santos André, e Alinne Marianne Martins Araújo, respectivamente

No encontro ainda foi abordada a seleção - via Edital  Nº 27/2021 do Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPgUSRN) do IFRN - de estudante em pesquisa de pós-doutorado que trabalhará a perspectiva de criação de novos produtos de forma sustentável. Ajustes na promoção do Fórum Estadual Mineral 2021, que possibilitará a ampliação da discussão acerca desse tema entre todas as entidades do setor mineral, encerraram a pauta.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas