Divulgação científica

Revista Holos lança edição especial sobre tecnologia mineral

Os 21 artigos publicados são resultado de parceria com o Encontro Nacional de Tratamento de Minérios

Publicada em 28/12/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN lançou neste mês o Volume 7 de 2015 da Revista Holos, com artigos especializados na área de tecnologia mineral. As publicações são resultado de parceria com os organizadores do XXVI Encontro Nacional de Tratamento Minérios e Metalurgia Extrativa (ENTMME). Com 21 artigos, o periódico traz contribuições nas áreas de caracterização tecnológica, cominuição, simulação, concentração gravítica, flotação, espessamento e briquetagem aplicado à agricultura.

A Holos passa a integrar a base Web of Science da Thomson Reuters, que  amplia a visibilidade dos artigos publicados na revista. Outra novidade são os novos integrantes do conselho editorial, os pesquisadores Christos Roumpos (Technical University of Crete, da Grécia), Francisco das Chagas Silva Sousa (Instituto Federal do Rio Grande do Norte) e Francisco Manoel dos Santos Garrido (Universidade Federa do Rio de Janeiro).

PARCERIA COM O ENCONTRO NACIONAL DE TRATAMENTO DE MINÉRIOS

O ENTMME teve início em 1973, no Rio de Janeiro, organizado pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2013, a Hollos já havia publicado trabalhos apresentados no XXV ENTMME e VIII Meeting of the Southern Hemisphere on Mineral Technology (MSHMT), em Goiânia/GO, coordenado pelo professor André Silva da Universidade Federal de Goiás. A parceria gerou a edição especial contida no Volume 3 de 2014 da revista, o que foi mantido junto à organização do XXVI ENTMME, que foi realizado em Poços de Caldas/MG e coordenado pelos professores Maurício Bergerman (Universidade de São Paulo - USP) e Daniela Horta (Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL).

"A importância da mineração no país justifica uma edição para ampliar a difusão neste campo, em particular o elevado impacto que esta área tem no PIB brasileiro e sua disseminação nos vários estados brasileiros. O recente desastre sócio-ambiental provocado pelo rompimento de barragem de rejeitos da Samarco, em Mariana/MG, coloca em evidência uma face negativa da mineração. O tema merece aprofundamento da comunidade acadêmica e este periódico fomentará uma edição especial em 2016 para discutir o tema", declarou José Yvan Pereira Leite, pró-reitor de Pesquisa da Instituição.

Acesse:

Vol. 7 | 2015 | Revista Hollos