Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Gestão

Reuniões do Gabinete Itinerante têm início na Reitoria

Participaram do encontro servidores da Reitoria e dos três novos câmpus do IFRN

Publicada em 04/11/2013 Atualizada há 1 ano

Reitor e diretores dos novos câmpus conversaram com servidores sobre gestão

Começou hoje (4) na Reitoria do IFRN a 2ª Rodada de Gabinete Itinerante 2013. Até o início de dezembro, uma comissão formada pelo Reitor, Pró-Reitores e Dirigentes Sistêmicos irão visitar todos os câmpus a fim de discutir com a comunidade assuntos relacionados ao Instituto. Nesta primeira reunião, que aconteceu na manhã de hoje (4) no auditório da Reitoria, participaram servidores da própria Reitoria, como também aqueles lotados nos três câmpus inaugurados recentemente: Canguaretama, Ceará-Mirim e São Paulo do Potengi.

No primeiro momento, o Reitor falou sobre a problemática relativa ao fim da flexibilização da carga horária, mostrando que os atuais gestores não mediram esforços e tomaram todas as medidas cabíveis para que a carga horária de seis horas diárias fosse mantida, tendo em vista a necessidade do funcionamento de pelo menos 12 horas ininterruptas por parte dos setores. Porém o recurso foi negado em última instância. “O Acórdão 5487/2013, do Tribunal de Contas da União, determina que a flexibilização da jornada de trabalho seja concedida somente aos servidores que atuem nos setores diretamente ligados ao atendimento ao público estudantil”, afirmou o Reitor.

Ainda quanto à questão da flexibilização, o Reitor afirmou ter enviado um Ofício para a Procuradoria Federal Pedindo para verificar a possibilidade de entrar com uma ação junto à Justiça Federal, porém a resposta foi negativa, uma vez que trata-se de uma questão envolvendo duas partes do governo. A saída, neste caso, seria encaminhar a reivindicação para a Comissão de Conciliação e Arbitramento, que funciona em Brasília, o que está sendo analisado. Por outro lado, o próprio Sinasefe (sindicato representativo dos servidores do IFRN) também está se articulando para buscar outras vias judiciais.

Em relação a outras questões referentes à gestão administrativa da Reitoria, o Reitor falou sobre a infraestrutura física e de pessoal, além da estruturação funcional, analisando as ações de cada Pró-Reitoria e Diretoria Sistêmica.

Depois falaram ao público os diretores dos câmpus Ceará-Mirim (José Álvaro de Paiva), Canguaretama (Valdelúcio Pereira Ribeiro, representado pela servidora Marisa Daniella de Oliveira Garcia) e São Paulo do Potengi (Ednaldo de Paiva Pereira). Todos eles falaram dos esforços que estão sendo feitos para que entrem em pleno funcionamento. Já existem alguns cursos em andamento, porém enfrentam problemas comuns como a ausência de conexão de internet e carência no quadro de servidores, enfatizando que em relação ao quadro funcional é algo que depende da liberação de vagas por parte do Ministério da Educação. 

Aproveitando a ocasião do Gabinete Itinerante, as servidoras Valeria Regina Carvalho de Oliveira e Cynthia Araujo Mota falaram sobre a Promoção da Saúde no Local de Trabalho, com ênfase na sensibilização com o diagnóstico de promoção à saúde e na realização de exames médicos periódicos.

A programação completa da 2ª edição de 2013 do Gabinete Itinerante pode ser conferida aqui.