Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Interinstitucional

Reunião na Reitoria do IFRN une parlamentares e gestores federais

Na pauta: parcerias, investimentos e cortes no orçamento

Publicada em 11/11/2020 Atualizada há 1 ano

Gestores se reuniram na Sala de Atos da Reitoria

Um encontro realizado na manhã desta quarta, na Sala de Atos da Reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), reuniu a deputada federal Carla Dickson, o deputado federal General Girão, a reitora da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), Ludimila Oliveira e o assessor do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Aldo Dantas, além de gestores das duas instituições de ensino e convidados.

A reunião desse grupo na Reitoria foi uma iniciativa do professor Josué Moreira, reitor pro tempore do Instituto, para apresentar o fazer institucional aos parlamentares do RN, à sua colega da Ufersa e ao assessor do ministro Rogério Marinho, à frente do MDR. Na fala de boas-vindas, Josué apresentou a equipe de sua gestão, fez um levantamento das parcerias institucionais e agradeceu a presença das autoridades.

Na sequência, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação (Propi) do Instituto fez uma breve apresentação, em que falou aos presentes sobre a divisão territorial dos campi do Instituto. “Precisamos pensar em readequações das ofertas, fazendo-as novamente voltadas aos arranjos produtivos locais do Rio Grande do Norte. Se observarmos o mapa do RN, temos uma distinta característica do Instituto, os cursos do Litoral e os cursos do Semiárido: essa divisão territorial demarca as áreas dos cursos que são oferecidos, que, acreditamos, precisa ser revista”, disse Samuel Rodrigues Gomes Junior.

Investimentos

Ao tratar da questão orçamento, o professor Josué citou um corte nos recursos de custeio e capital do IFRN da ordem de 18% para 2021, o que equivaleria a aproximados R$ 32 milhões. Raquel Costa, pró-reitora de Administração (Proad), falou sobre a aplicação de recursos, mesmo durante da pandemia, e sobre a preocupação com a manutenção do ensino de excelência oferecido pelo IFRN. Tanto o deputado Girão quanto sua colega Carla Dickson se mostraram dispostos a aportar recursos das emendas parlamentares para o Instituto e também para a Ufersa, apontando as instituições de ensino como “base sólida para desenvolvimento do RN”, nas palavras de Girão.

Desenvolvimento Regional

Aldo Dantas, que já desempenhou a função de pró-reitor de Extensão da UFRN, falou sobre projetos do Ministério do Desenvolvimento Regional, como a Rota do Cordeiro e a Amazônia Azul, que volta atenções para o potencial pesqueiro do Nordeste e do Brasil. O assessor disse acreditar nos institutos e universidades como motores do desenvolvimento nacional: “os projetos que citei fazem total referência ao trabalho que deve ser desenvolvido nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. É parte do fazer das instituições de educação estarem próximas da sociedade. Vejo como urgente – e por isso já está sendo implantada – a construção de uma rede colaborativa, espécie de Institutos de Desenvolvimento Regional ligados às prefeituras, dando-lhes assessoria, buscando auxiliar prefeitos e secretários capacidades governativas e que também trabalhem com assistência técnica e extensão rural”, disse

A professora Ludimila fez da sua fala um momento de resgate institucional da Ufersa. Junto a Moisés Ozório de Souza Neto, pró-reitor de Planejamento, e Júlio César Rodrigues de Sousa, adjunto à pasta, a reitora tratou de temas como protagonismo da universidade e sua consolidação como instituição rural e ligada intrinsecamente à região: “Temos pessoal capacitado e estrutura para ser uma universidade de referência no país. Temos trabalhado diuturnamente para pôr a casa em ordem, trabalhando com transparência e com ações voltadas ao coletivo, através de políticas institucionais, como a Parque Tecnológico Juazeiro Valley, em Mossoró”, disse ela.

Frente parlamentar do Semiárido

O deputado federal General Girão falou de seu entusiasmo pela educação técnica e superior, falou de seu trabalho como líder da Frente parlamentar do Semiárido na Câmara, sobre o fórum de desenvolvimento do Semiárido, que acontecerá em Mossoró entre 3 e 5 de dezembro: “criamos, desde maio de 2019, essa frente, que busca sair da teoria para a prática. O Fórum quer virar a página e fazer um semiárido forte. Daí criamos a imagem de um pentágono, uma imagem formada por cinco lados, cinco forças de segurança para a sociedade: segurança de infraestrutura, segurança social, segurança hídrica e alimentar, segurança jurídica e de garantia de direitos e segurança pública.  Tudo isso voltado para o desenvolvimento da região, o que cai na área do Ministério, aqui representado pelo professor Aldo”, descreveu o deputado. Girão ainda buscou informações com Raquel, da Proad, dados sobre a economia no orçamento do IFRN com a paralisação presencial de muitas das atividades do IFRN durante a pandemia.

A deputada Carla Dickson rememorou seus tempos de estudante na Instituição, quando cursou Estradas, na então Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN) ao abrir sua fala. Destacando a importância do braço que o ensino técnico pode ter com as empresas, a deputada disse estar feliz em saber que – com a divisão territorial dos campi – tenta atender demandas de um mercado que clama por mão-de-obra qualificada. Sobre a questão orçamentária, Carla disse que buscará encampar junto à Girão o retorno de R$1,4 bilhão de reais que saíram do orçamento da Educação: “Vamos procurar o presidente do Congresso já na próxima semana e cobrar dele o compromisso de fazer retornar esse montante, que foi destinado a outras áreas, como o próprio Ministério de Desenvolvimento Regional”, declarou a parlamentar.

No fim do Encontro, o deputado Girão entregou uma homenagem ao reitor pro tempore do IFRN; ato contínuo, Josué Moreira estendeu a lisonja a seu pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, o professor José Ribeiro Filho, também vice-reitor do IFRN.

“É um momento de muita alegria para o IFRN. Recebemos o professor Aldo Dantas, do MDR, e isso ampliará nossas parcerias voltadas aos Arranjos Produtivos Locais, o que é muito importante para nossos discentes e docentes, ao fazer surgirem novas oportunidades para nossa comunidade acadêmica. Nossa colega e amiga, professora Ludmilla – reitora da Ufersa – abrilhantou nossa reunião com palavras de união sobre as parcerias entre as duas Instituições neste momento ímpar, em que estamos estreitando nossos laços de amizades e compromissos”, disse o professor Josué.

 

Falando sobre a visita de parlamentares, o reitor pro tempore prosseguiu: “Sabemos que enfrentaremos, em 2021, restrições orçamentárias, pois tudo está ligado ao aumento natural das despesas e sabemos que os repasses dependem da arrecadação do governo federal. A presença e as falas de dois parlamentares nos enchem de esperança em relação à defesa do orçamento da educação. Além de honrados com suas ilustres presença em nossa Reitoria, ficamos felizes com o posicionamento dos deputados amigos do IFRN. Só temos a agradecer e deixar nossa Instituição a disposição para os grandes projetos para o RN”, finalizou.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas