Interinstitucional
Reunião na Reitoria do IFRN une parlamentares e gestores federais
Na pauta: parcerias, investimentos e cortes no orçamento
Publicada em 11/11/2020 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 23:30

Um encontro realizado na manhã desta quarta, na Sala de Atos da Reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), reuniu a deputada federal Carla Dickson, o deputado federal General Girão, a reitora da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), Ludimila Oliveira e o assessor do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Aldo Dantas, além de gestores das duas instituições de ensino e convidados.
A reunião desse grupo na Reitoria foi uma iniciativa do professor Josué Moreira, reitor pro tempore do Instituto, para apresentar o fazer institucional aos parlamentares do RN, à sua colega da Ufersa e ao assessor do ministro Rogério Marinho, à frente do MDR. Na fala de boas-vindas, Josué apresentou a equipe de sua gestão, fez um levantamento das parcerias institucionais e agradeceu a presença das autoridades.
Na sequência, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação (Propi) do Instituto fez uma breve apresentação, em que falou aos presentes sobre a divisão territorial dos campi do Instituto. “Precisamos pensar em readequações das ofertas, fazendo-as novamente voltadas aos arranjos produtivos locais do Rio Grande do Norte. Se observarmos o mapa do RN, temos uma distinta característica do Instituto, os cursos do Litoral e os cursos do Semiárido: essa divisão territorial demarca as áreas dos cursos que são oferecidos, que, acreditamos, precisa ser revista”, disse Samuel Rodrigues Gomes Junior.
Investimentos
Ao tratar da questão orçamento, o professor Josué citou um corte nos recursos de custeio e capital do IFRN da ordem de 18% para 2021, o que equivaleria a aproximados R$ 32 milhões. Raquel Costa, pró-reitora de Administração (Proad), falou sobre a aplicação de recursos, mesmo durante da pandemia, e sobre a preocupação com a manutenção do ensino de excelência oferecido pelo IFRN. Tanto o deputado Girão quanto sua colega Carla Dickson se mostraram dispostos a aportar recursos das emendas parlamentares para o Instituto e também para a Ufersa, apontando as instituições de ensino como “base sólida para desenvolvimento do RN”, nas palavras de Girão.
Desenvolvimento Regional
Aldo Dantas, que já desempenhou a função de pró-reitor de Extensão da UFRN, falou sobre projetos do Ministério do Desenvolvimento Regional, como a Rota do Cordeiro e a Amazônia Azul, que volta atenções para o potencial pesqueiro do Nordeste e do Brasil. O assessor disse acreditar nos institutos e universidades como motores do desenvolvimento nacional: “os projetos que citei fazem total referência ao trabalho que deve ser desenvolvido nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. É parte do fazer das instituições de educação estarem próximas da sociedade. Vejo como urgente – e por isso já está sendo implantada – a construção de uma rede colaborativa, espécie de Institutos de Desenvolvimento Regional ligados às prefeituras, dando-lhes assessoria, buscando auxiliar prefeitos e secretários capacidades governativas e que também trabalhem com assistência técnica e extensão rural”, disse
A professora Ludimila fez da sua fala um momento de resgate institucional da Ufersa. Junto a Moisés Ozório de Souza Neto, pró-reitor de Planejamento, e Júlio César Rodrigues de Sousa, adjunto à pasta, a reitora tratou de temas como protagonismo da universidade e sua consolidação como instituição rural e ligada intrinsecamente à região: “Temos pessoal capacitado e estrutura para ser uma universidade de referência no país. Temos trabalhado diuturnamente para pôr a casa em ordem, trabalhando com transparência e com ações voltadas ao coletivo, através de políticas institucionais, como a Parque Tecnológico Juazeiro Valley, em Mossoró”, disse ela.
Frente parlamentar do Semiárido
O deputado federal General Girão falou de seu entusiasmo pela educação técnica e superior, falou de seu trabalho como líder da Frente parlamentar do Semiárido na Câmara, sobre o fórum de desenvolvimento do Semiárido, que acontecerá em Mossoró entre 3 e 5 de dezembro: “criamos, desde maio de 2019, essa frente, que busca sair da teoria para a prática. O Fórum quer virar a página e fazer um semiárido forte. Daí criamos a imagem de um pentágono, uma imagem formada por cinco lados, cinco forças de segurança para a sociedade: segurança de infraestrutura, segurança social, segurança hídrica e alimentar, segurança jurídica e de garantia de direitos e segurança pública. Tudo isso voltado para o desenvolvimento da região, o que cai na área do Ministério, aqui representado pelo professor Aldo”, descreveu o deputado. Girão ainda buscou informações com Raquel, da Proad, dados sobre a economia no orçamento do IFRN com a paralisação presencial de muitas das atividades do IFRN durante a pandemia.
A deputada Carla Dickson rememorou seus tempos de estudante na Instituição, quando cursou Estradas, na então Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN) ao abrir sua fala. Destacando a importância do braço que o ensino técnico pode ter com as empresas, a deputada disse estar feliz em saber que – com a divisão territorial dos campi – tenta atender demandas de um mercado que clama por mão-de-obra qualificada. Sobre a questão orçamentária, Carla disse que buscará encampar junto à Girão o retorno de R$1,4 bilhão de reais que saíram do orçamento da Educação: “Vamos procurar o presidente do Congresso já na próxima semana e cobrar dele o compromisso de fazer retornar esse montante, que foi destinado a outras áreas, como o próprio Ministério de Desenvolvimento Regional”, declarou a parlamentar.
No fim do Encontro, o deputado Girão entregou uma homenagem ao reitor pro tempore do IFRN; ato contínuo, Josué Moreira estendeu a lisonja a seu pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, o professor José Ribeiro Filho, também vice-reitor do IFRN.
“É um momento de muita alegria para o IFRN. Recebemos o professor Aldo Dantas, do MDR, e isso ampliará nossas parcerias voltadas aos Arranjos Produtivos Locais, o que é muito importante para nossos discentes e docentes, ao fazer surgirem novas oportunidades para nossa comunidade acadêmica. Nossa colega e amiga, professora Ludmilla – reitora da Ufersa – abrilhantou nossa reunião com palavras de união sobre as parcerias entre as duas Instituições neste momento ímpar, em que estamos estreitando nossos laços de amizades e compromissos”, disse o professor Josué.
Falando sobre a visita de parlamentares, o reitor pro tempore prosseguiu: “Sabemos que enfrentaremos, em 2021, restrições orçamentárias, pois tudo está ligado ao aumento natural das despesas e sabemos que os repasses dependem da arrecadação do governo federal. A presença e as falas de dois parlamentares nos enchem de esperança em relação à defesa do orçamento da educação. Além de honrados com suas ilustres presença em nossa Reitoria, ficamos felizes com o posicionamento dos deputados amigos do IFRN. Só temos a agradecer e deixar nossa Instituição a disposição para os grandes projetos para o RN”, finalizou.
- Palavras-chave:
- ensino extensao pesquisa servidores