Educação inclusiva
Reunião do IFRN com entidades civis discute rumos da educação no RN
Encontro propõe diálogo entre instituições para construir soluções conjuntas e sustentáveis a desafios educacionais
Publicada por Jose Nascimento em 24/04/2025 ― Atualizada em 24 de Abril de 2025 às 12:03
Como parte de uma iniciativa colaborativa, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Arquidiocese de Natal realizarão uma reunião estratégica com representantes das dioceses, paróquias e diversas instituições públicas e privadas ligadas à Educação no estado.
O encontro está marcado para esta sexta-feira, 25 de abril, às 10h, no Colégio Nossa Senhora das Neves, localizado na Av. Coronel Estevam (Praça Pedro II), no bairro do Alecrim, em Natal/RN.
A reunião, que busca fortalecer parcerias em torno de uma educação mais inclusiva, tem como órgãos convidados: Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Câmara Municipal de Natal, Centro Universitário do Rio Grande do Norte, Conselho de Cultura do RN, Conselho Estadual de Educação, Diocese de Caicó/RN, Federação das Indústrias do Estado do RN, Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, Instituto Metrópole Digital, Marista Natal, Ministério da Educação, Ministério Público Estadual do Rio Grande do Norte, Ministério Público Federal, Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, Paróquia/Diocese de Mossoró, Salesiano Dom Bosco, Salesiano São José, Secretaria de Cultura do Município de Natal, Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer, Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social de Natal, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Serviço Social da Indústria, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte, Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, União dos Dirigentes Municipais de Educação do RN, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semiárido e Universidade Potiguar.
Programação
A pauta principal da reunião será a apresentação da proposta do seminário “Desafios e possibilidades para a educação do Rio Grande do Norte”, a ser realizado no âmbito do Pacto Educativo Global, movimento internacional proposto pelo Papa Francisco que visa a transformação da educação a partir de uma perspectiva humanista e integral.
Durante o momento, será apresentada a estrutura do seminário, com destaque para os grupos de trabalho e webinários preparatórios que antecedem o evento principal. A programação da reunião inclui:
- 10h – Boas-vindas;
- 10h05 – Mensagem de Dom João Santos Cardoso, arcebispo da Arquidiocese de Natal;
- 10h15 – Apresentação da proposta do seminário, com o padre Matias Soares e a professora Francinaide Nascimento (IFRN);
- 10h25 – Inscrições para contribuições; e
- 11h – Encaminhamentos.
Caminhos para o seminário
O seminário contará com doze Grupos de Trabalho (GTs) temáticos, que abordarão desde a centralidade da pessoa no processo educativo até o papel da inteligência artificial na educação, passando por tópicos como justiça, sustentabilidade, acolhida e parcerias interinstitucionais.
Além disso, estão previstos três webinários preparatórios, com transmissão pelo Canal IFRN Oficial no YouTube:
- 28 de maio, às 16h: Pacto Educativo Global, com o padre Matias Soares e a professora Josineide Oliveira, do IFRN;
- Junho (data a definir): Plano Nacional de Educação, com o professor Dante Henrique Moura, do IFRN;
- Julho (data a definir): Índices e indicadores da Educação do RN, com Márcio Adriano Azevedo e Danielle Mafra, também docentes do IFRN.
O reitor do IFRN, professor José Arnóbio de Araújo Filho, destaca a importância da construção conjunta entre diferentes setores da sociedade: “É fundamental promovermos o diálogo entre instituições de ensino, entidades religiosas, órgãos públicos e privados. A educação do Rio Grande do Norte precisa de articulações sólidas, comprometidas com o bem comum e com a formação humana integral”.