Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CONSELHO SUPERIOR

Consup aprova normas relacionadas à biblioteca e prática profissional

Próxima reunião acontece nesta segunda, 17 de junho, para discutir questões pendentes

Publicada em 10/06/2019 Atualizada há 1 ano

Em reunião ordinária no último dia 31 de maio, na Sala de Atos da Reitoria, o Conselho Superior (Consup) do IFRN deliberou acerca de questões norteadoras para o futuro do Instituto. Posta em votação, a pauta do encontro foi aprovada com 14 votos favoráveis e uma abstenção, com a retirada dos dois pontos e com uma inserção solicitada. A retomada dos assuntos não discutidos no momento será feita nesta segunda-feira 917), em reunião extraordinária.

O Diretor de Gestão de Pessoas, Auridan Dantas falou sobre o Decreto do Ministério da Economia que cria um novo módulo de concessão da Gratificação de Encargos de Curso e Concurso (GECC), automatizando a concessão e o pagamento da Gratificação. O valor será gerado diretamente no SIAPE, após o cadastramento da concessão no SIAPENET, sistemas do Governo Federal que gerenciam informações sobre servidores.

Houve também a análise e aprovação da Política de formação e desenvolvimento de coleções do sistema integrado de bibliotecas do IFRN. Com participação da bibliotecária Anyelle Palhares, foi esclarecido que o objetivo do Sistema Integrado de Bibliotecas do IFRN é possibilitar a formação de coleções de acordo com os objetivos da Instituição e a disponibilidade dos recursos financeiros, permitindo, assim, um processo de desenvolvimento sistematizado e consistente da coleção suporte informacional ao ensino, pesquisa e extensão. “Cada biblioteca deverá adquirir materiais em de acordo com os programas das disciplinas, programas de pesquisa e extensão dos campi nos níveis geral, de ensino e de pesquisa”, concluiu Anyelle. 

Ainda na ocasião, ocorreu a apresentação do parecer a respeito da minuta de resolução para criação e regulamentação de comissão multiprofissional. O objetivo da comissão é a análise e validação para o atendimento de reserva de vagas dos processos seletivos discentes no âmbito do IFRN. Diante do que foi apresentado pelo Diretor de Gestão de Pessoas e devido à necessidade de um estudo mais amplo sobre o Decreto nº 9759/2019, o conselheiro Agamenon Tavares, representante do Colégio de Dirigentes no Consup, pediu vista do processo. 

O Pró-Reitor de Extensão, professor Thiago Loureiro, apresentou a proposta de alteração da Resolução nº 13/2015-Consup, que trata da Regulamentação da Prática Profissional Discente do IFRN. A Diretora Pedagógica, Ticiana Cunha, sugeriu complementação no Art. 6º referente à nota para aprovação. O conselheiro Érico Cadinelli sugeriu acrescentar no Art. 22 que o serviço voluntário possa ser desenvolvido, também, em rede pública. Após amplo debate, a alteração da Resolução foi aprovada por unanimidade.

O conselheiro Andreilson Oliveira, representante do Colégio de Dirigentes e membro da Comissão Geral responsável por conduzir o processo de escolha, pela comunidade, do nome do Diretor-Geral Pro Tempore do Campus São Paulo do Potengi, explicou que as Normas seguem os mesmos padrões adotados nas consultas anteriores, alterando, apenas, o calendário para o processo de escolha: “a homologação do resultado ocorrerá na próxima reunião ordinária deste Conselho, marcada para o dia 26 de julho”, ressaltou. Não havendo nenhum questionamento, as Normas para realização de consulta para escolha do Diretor-Geral Pro Tempore do Campus São Paulo do Potengi foram aprovadas por unanimidade.

 
Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas