Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Colégio de Dirigentes

Reunião do Codir em Mossoró debate Gestão de Pessoas, vagas e orçamento

Colegiado deliberou sobre temáticas institucionais

Publicada por Jose Nascimento em 29/07/2025 Atualizada em 30 de Julho de 2025 às 10:56

O Campus Mossoró do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) sediou, nos dias 28 e 29 de julho, reunião ordinária do Conselho Diretor (Codir). O encontro, que teve início na segunda-feira (28) a partir das 14h e prosseguiu na terça-feira (29), a partir das 8h, abordou temas estratégicos para a gestão e o futuro da instituição.

A pauta da reunião foi aprovada no início dos trabalhos, dando seguimento a uma série de discussões: entre os pontos da ordem do dia, destacaram-se a avaliação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) e sua ampliação, contemplando servidores de outros servidores do IFRN, a ampliação do Quadro de Referência TAE, do Banco de Professor Equivalente e a proposta de metodologia para dimensionamento da força de trabalho e a metodologia para recomposição orçamentária.

Programa de Gestão e Desempenho

Lorena Faustino, diretora sistêmica de Gestão de Pessoas, foi a responsável por apresentar a avaliação geral do PGD e a proposta de atualização da Portaria Normativa do PGD desenvolvida pela Comissão Central. Sua explanação incluiu a orientações para que para setores que atuam em jornada adequada avaliarem a possibilidade de migração para o PGD, assim como os respectivos percentuais de teletrabalho, visando otimizar a eficiência e a alocação de servidores. A discussão sobre o PGD é fundamental para aprimorar as práticas de gestão e garantir um ambiente de trabalho mais produtivo, justo e saudável.

Como encaminhamentos ao tema, o colegiado propôs que as alterações na minuta devem incluir que os setores de atendimento ao público com apenas um servidor em sua lotação deverão assegurar a manutenção do atendimento presencial durante o horário de funcionamento, permitindo até 20% de teletrabalho.

Adicionalmente, a minuta deverá esclarecer que servidores com redução de carga horária por motivo de saúde poderão aderir ao Programa de Gestão e Desempenho (PGD) com a Carga Horária (CH) prevista em portaria específica. Será necessário acrescentar um asterisco indicando a necessidade de estudo de viabilidade no quadro de funcionamento para os setores não abrangidos pelo estudo piloto. Por fim, o quadro de referência dos setores das unidades produtivas deverá incluir um percentual máximo de 40%.

Códigos de vaga

Outro tema de grande relevância foi o estudo para a distribuição dos novos códigos de vagas. Durante a reunião, foi apresentado um diagnóstico atual do quadro de servidores, seguido pela apreciação de um modelo de referência. O objetivo é assegurar que a alocação de novas vagas seja feita de forma estratégica, atendendo às necessidades dos diferentes campi e áreas do IFRN.

Por fim, as pessoas integrantes do Codir dedicaram atenção especial à apreciação da metodologia para recomposição orçamentária. Este ponto, tido como vital para a sustentabilidade financeira da instituição, permitiu a discussão de estratégias e planos para garantir a execução das atividades e projetos do IFRN em um cenário de desafios orçamentários.

Houve ainda a exibição de um documentário comemorativo aos 30 anos do campus Mossoró, com a presença da equipe de produção e de gestão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Cicília Raquel Maia Leite, reitora da instituição, expressou sua satisfação com a parceria, declarando: "É uma honra para a UERN participar da celebração dos 30 anos do Campus Mossoró do IFRN, um marco que demonstra a força e a relevância da educação pública em nossa região", disse.

Palavras-chave:
Programa de Gestão e Desempenho Codir Colégio de Dirigentes