Qualificação
Reunião dá início à cooperação entre IFRN e Universidade do Minho
Encontro foi com os servidores que pretendem fazer doutorado em educação na universidade de Portugal.
Publicada em 15/02/2012 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 23:32

A cooperação entre o IFRN e a Universidade do Minho (Portugal) para qualificar servidores do Instituto em doutorado e pós-doutorado teve seu pontapé inicial hoje (15), com reunião realizada na Reitoria do Instituto. O encontro foi com servidores que pretendem fazer doutorado com temas de tese na área da educação.
Na reunião, foram apresentadas as metodologias da cooperação, como os compromissos dos servidores com a Universidade do Minho, os formatos dos cursos, os prazos, além de orientações quanto ao modelo de pré-projeto e plano de tese.
Como explicou o pró-reitor de Pesquisa do IFRN, professor José Yvan Leite, “a mudança para Instituto trouxe novas necessidades. Agora parte do nosso fazer precisa ser direcionado à pesquisa”. Uma melhor qualificação dos servidores tem o objetivo de incentivar esse processo.
Para Ticiana Patrícia e Iaponira da Silva, pedagogas do Campus Parnamirim inscritas para o doutorado em educação, o curso na Universidade do Minho vai servir para ter um olhar mais crítico sobre o trabalho desenvolvido no próprio Instituto. “Esse doutorado vai ser uma oportunidade de investigar e melhorar o trabalho pedagógico no instituto de educação profissional”, destacou Ticiana.
Já Daniela Lago, professora de Língua Portuguesa do Campus Currais Novos que vai desenvolver projeto em linguagem, considera a cooperação um importante passo para o Instituto abrir programas de pós-graduação. Com isso o IFRN vai ter profissionais qualificados para atuar nos programas que pretende implantar.
No total, cento e vinte servidores do Instituto que realizaram a pré-inscrição vão ser orientados sobre a execução de pré-projetos para a seleção no programa da Universidade do Minho.
- Palavras-chave:
- servidores