Processo seletivo
Retificado edital para seleção de agentes territoriais de cultura na região Nordeste
Parceria entre o Ministério da Cultura e a Rede Federal de Ensino busca fortalecer as políticas públicas culturais e promover maior participação cidadã
Publicada por Max Praxedes em 20/06/2024 ― Atualizada há 5 meses, 1 semana
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), retificou o edital da chamada pública para a seleção de agentes territoriais de cultura. A retificação altera o cronograma do processo seletivo.
Resultante da adesão do IFRN ao Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC), em parceria com o Ministério da Cultura e a Rede Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia, o edital tem como objetivo ampliar o acesso às políticas públicas culturais. O PNCC busca fortalecer a democracia e a participação cidadã, mobilizando pessoas de todo o país para formar e capacitar agentes culturais, além de apoiar a elaboração de projetos e a criação de parcerias.
Participação
Os agentes selecionados receberão bolsa e auxílio inclusão digital por 12 meses, podendo ser ampliado pelo mesmo período. Para participar, os candidatos devem dispor de 20 horas semanais, sendo cinco dessas horas dedicadas à formação e o restante ao planejamento e à execução. Além disso, devem ter acima de dezoito anos, bem como residir e possuir comprovada atuação na área cultural em seu território. O edital prevê, ainda, pontos extras para pessoas pertencentes a grupos minoritários, como apoio às políticas de afirmação.
Inicialmente, o PNCC prevê a distribuição de 601 vagas, sendo 175 para a Região Nordeste, distribuídas entre Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, gerenciadas, no entanto, pelo IFRN. A capacitação dos agentes ocorrerá por meio de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).
Acesse:
- Palavras-chave:
- Cultura Retificação Edital Processo seletivo