Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ensino

Resultado do Enem 2018 coloca IFRN entre melhores escolas do estado

Ao todo, 3 campi aparecem entre as escolas com melhor desempenho, segundo levantamento realizado pela Folha de São Paulo

Publicada em 19/06/2019 Atualizada há 12 meses

Alunos do IFRN, no Campus Mossoró. Foto: Alberto Medeiros

De acordo com levantamento divulgado ontem (18) pelo jornal Folha de São Paulo, três campi do IFRN despontam entre as 10 escolas com melhores desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2018, no Rio Grande do Norte. O Campus Mossoró aparece na 6ª colocação, sendo seguido pelo Natal-Central, na 7ª, e Parnamirim, na 8ª.

A Folha tabulou os resultados a partir da base de dados disponibilizada pelo Ministério da Educação, uma vez que a partir de 2016 o governo deixou de apresentar oficialmente os dados por escola. A análise dos resultados, realizada pelo veículo, levou em consideração as escolas com pelo menos 61 estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio, resultando numa relação de 4.612 participantes. 

Questionado a respeito desse desempenho, o Reitor lembra, inicialmente, que a prática de não elaborar um ranking entre as escolas tem a concordância do IFRN, que trabalha com uma perspectiva de educação inclusiva, acima de concorrências comuns entre algumas instituições. Ainda, segundo ele, essa perspectiva inclui ações para a formação integral dos estudantes como cidadão, não só como profissional, mas também como ser humano consciente de seu papel na sociedade. 

“Por outro lado, as notas e resultados em testes como o Enem são consequência do trabalho desenvolvido com professores e alunos no âmbito da Instituição. Aqui, nossos estudantes participam de projetos de pesquisa e extensão já nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, publicando artigos em revistas científicas e apresentando trabalhos em congressos nacionais e internacionais. Também têm acesso a parque esportivo e laboratórios de ponta”, destaca.

Ainda, segundo o Reitor, as ações de assistência estudantil também são fundamentais nesse processo. “É importante lembrar que 92,4% de nossos alunos possuem renda familiar per capta inferior a um salário mínimo e meio, muitos dos quais em situação de vulnerabilidade social. Como estratégia de permanência e êxito, oferecemos programas de bolsas, assim como atendimento médico, odontológico e psicológico de qualidade”, complementa.

A publicação da Folha de São Paulo destaca o desempenho de toda a Rede Federal. De acordo com a reportagem, os Institutos Federais e escolas de aplicação de Universidades Federais, que recentemente sofreram bloqueios de R$ 5,7 bilhões de seus orçamentos, estão entre as dez melhores escolas em 12 estados do país. 

Confira a reportagem completa da Folha:

https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/06/escolas-federais-atingidas-por-bloqueio-de-recursos-ficam-na-elite-do-enem.shtml

 

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas