Pesquisa
Representantes do IFRN participaram de reunião sobre o Programa Capes Global
Programa visa aumentar o protagonismo do Brasil no âmbito internacional
Publicada por Cecilia Melo em 14/10/2024 ― Atualizada há 1 mês
Representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participaram de uma reunião com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no dia 27 de setembro deste ano. O encontro ocorreu na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e teve como principal objetivo apresentar o Programa Capes Global para as instituições de ensino.
Na ocasião, estiveram presentes a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação em exercício, Francinaide Nascimento, e o assessor de Mobilidade Internacional da Diretoria Sistêmica de Internacionalização (Dint), Bruno Lima.
Para a pró-reitora em exercício, o programa visa a correção de assimetrias regionais e a interiorização de ações internacionais, a partir da constituição de redes de pesquisa entre as instituições: “Os Institutos Federais e instituições da Rede de Educação Profissional e Tecnológica são lócus privilegiados dessas ações por sua capilaridade no território nacional, como também pelas potencialidades de inserção nos arranjos produtivos no desenvolvimento local, sem contar o aparato tecnológico do qual dispomos", disse Francinaide.
Capes Global
O Programa visa aumentar o protagonismo do Brasil no âmbito internacional por meio de uma propostas de parceria com os setores de internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) e a Capes. Entre as proposta de ações a serem feitas em conjunto estão:
- Fomentar a criação de redes de cooperação entre IES nacionais com instituições estrangeiras;
- Interação entre as IES das diferentes regiões e escolha de temas alinhados às prioridades nacionais e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); e
- O desenvolvimento do ensino acadêmico e científico, pesquisa, extensão e inovação, priorizando o desenvolvimento sustentável, socialmente referenciado em nível regional, nacional e global.
Objetivos
Além das ações, o programa também define alguns objetivos a serem cumpridos, sendo eles:
- Parcerias entre instituições nacionais de diferentes regiões;
- Cooperação internacional fundamentada nos planos estratégicos de internacionalização articulados com o plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);
- Incentivar a colaboração com entidades da sociedade civil;
- Promover experiência acadêmica internacional para brasileiros e estrangeiros, pós-graduandos, docentes, técnicos;
- Estimular o aprimoramento da governança da internacionalização nas IES e Institutos de Pesquisa.
Para Bruno Lima, o programa também pode ser um dos motivadores para tratar da igualdade racial: "O programa permite incluir nos projetos institucionais temáticas relacionadas às metas dos ODS da Organização das Nações Unidas, mas também outros temas transversais e emergentes da sociedade. Em minha perspectiva é uma oportunidade de efetivar, entre várias temáticas, a Política de Igualdade Racial", comentou.
- Palavras-chave:
- Capes Parceria Pesquisa Programa Capes Global