RN+ Saudável

Equipe do IFRN apresenta projetos em evento de promoção à saúde

Servidores de Ceará Mirim apresentaram ações desenvolvidos no Campus

Publicada em 20/09/2019 Atualizada há 1 ano

Representantes do IFRN no programa RN+ Saudável

Na última quarta-feira, 18, representantes da Coordenação de Atividades Estudantis (COAES) do IFRN - Campus Ceará Mirim participaram de ações de lançamento do programa RN+ Saudável - desenvolvido em parceria com o Governo do Estado -, na Escola Estadual Atheneu. O grupo formado por Erika Farias, Diogo Vale, Gerliene Araújo e Raiana Oliveira, servidores do Instituto qualificados nas áreas de psicologia, nutrição, odontologia e assistência social, respectivamente; apresentou projetos na área da saúde realizados no referido Campus

Durante a realização do evento, que contou com a presença da Sra. Governadora Fátima Bezerra, também foi realizado o lançamento do comitê interinstitucional, assinatura dos termos de cooperação dos municípios, instituições de ensino e instituições parceiras, assinatura de cooperação técnica intersetorial com as Secretarias e órgãos estaduais e lançamentos das plataformas de comunicação do programa.

O Programa RN mais Saudável tem a finalidade de promover à Saúde e a Qualidade de Vida dos potiguares, através de estratégias intersetoriais de governo, parcerias e diálogos com os municípios e entidades da sociedade civil. O programa também está em sintonia com as diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde e com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU visando articular e potencializar diversos projetos intersetoriais, já em execução nos vários territórios do estado. Este possui quatro eixos: I Cultura da Paz; II Estilo de Vida Saudáveis; III Ambientes Saudáveis; e, IV Fortalecimento das Políticas de Inclusão e Equidade.

Projetos

• GREEN LAB – HORTA COMUNITÁRIA: Construção de uma horta no campus integrando os diversos sujeitos de comunidade escolar com o intuito de promover saúde e qualidade de vida, além de possuir projetos derivados como “Da horta à xícara”, práticas culinárias, etc.
  • JORNADA IEFI: Jogo para adolescentes com desafios reais que visam o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao cuidado da saúde física e mental. As atividades envolvem educação física, psicoeducação, educação alimentar e nutricional, socialização com a comunidade, planejamento e organização de vida.
  • HAPPY HOUR: Roda de Conversa com foco na atuação positiva sobre a relação entre saúde mental, autoestima (corpo) e alimentação.
  • PAPO ABERTO: Grupo formado com profissionais de diversas áreas para trabalhar temas relevantes do cotidiano e abordar as questões que mais afetam a saúde emocional dos discentes de forma lúdica e interativa (Ex: autoestima, bullying, frustrações, relações familiares, etc).

Os jogos desenvolvidos pelos nossos alunos do Curso Técnico em Programação de Jogos Digitais, orientados pelos profissionais de saúde da COAES também fizeram parte das apresentações, são eles:

• JOGO “ORAL HEALTH CARE”: Aborda os problemas bucais mais comuns na adolescência e estimula, de forma lúdica, a adoção de hábitos saudáveis para que sejam incorporados no dia-a-dia, prevenindo doenças e trazendo benefícios à saúde e melhor qualidade de vida ao longo do tempo.
  • JOGO “UM DIA COM CARLINHA”. Jogo desenvolvido em plataforma digital com objetivo de trabalhar práticas alimentares saudáveis com crianças. Carlinha é uma menina que precisa tomar decisões sobre alimentação ao longo do seu dia. O jogador ajudará com comida, consumo de água e atividade física.
  • JOGO “GAME GREEN – A REVOLUÇÃO DOS VEGETAIS”: O Game Green trata da questão da agroecologia, dos agrotóxicos e da alimentação saudável de forma dinâmica e com um enredo surpreendente.
  • JOGO “MARIA – UM DIA NA COZINHA”: O jogo está sendo desenvolvido com o objetivo de trabalhar as boas práticas na produção de refeições com merendeiras. Baseado nas recomendações da vigilância sanitária, o jogador precisa ajudar a personagem Maria a tomar decisões para produção segura de alimentos que serão servidos na escola.

Com informações da comunicação do Campus Ceará Mirim

extensao