Experiências

Representantes da Editora IFRN participaram de eventos sobre edição universitária

As conferências aconteceram nas instalações da Puc-Rio, e reuniu editoras universitárias de todo Brasil

Publicada por Ester Macedo em 27/05/2024 Atualizada há 4 semanas, 1 dia

Representantes da Editora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Editora IFRN) participaram, entre os dias 20 e 24 de maio, da 36ª Reunião Anual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu); do 6º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica; e da 1ª Expo Livro PUC-Rio, eventos realizados na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio).

O Instituto foi representado pela coordenadora da Editora IFRN, professora Magda Diniz, e pela técnica em audiovisual Elizângela Garcia. Na ocasião, as servidoras trocaram experiências com profissionais das editoras universitárias presentes e com representantes das Editoras dos Institutos Federais, discutindo possíveis parcerias. “É importantíssimo ver a Editora IFRN se envolvendo ativamente nesse cenário acadêmico e contribuindo para o avanço da edição universitária e acadêmica”, explicou Magda.

Junto ao editor e diretor adjunto da Editora da UFRN, Helton Rubiano, foi discutida a celebração de um acordo de cooperação para coedições entre as duas editoras potiguares.

Eventos Puc-Rio

O evento

A proposta temática do evento foi “O livro universitário e a divulgação científica: tecnologia e inovação”, e visou alcançar os objetivos de conectar o livro com o ambiente universitário, numa reunião que se ampliou para toda a comunidade acadêmica, e o de propor um debate contemporâneo sobre o livro como meio de divulgação científica a partir dos eixos temáticos tecnologia e inovação, conforme o site do evento. Além de assuntos relacionados a editoras universitárias, a programação contou com rodas de conversa com as editoras comerciais e com a oferta de dois cursos na Casa de Inovação da PUC-Rio.

No primeiro curso, “O audiolivro”, ministrou-se o conteúdo do livro em seus diferentes formatos – impresso, digital ebook e digital áudio; conheceu-se as etapas de produção do audiolivro, incluindo narração, edição, revisão e masterização; teve-se uma noção dos custos de gravação; também se entendeu o perfil dos consumidores de audiolivro e as formas de distribuição.

No segundo curso, “Editar textos para democratizar o conhecimento”, buscou-se orientar os profissionais do texto a exercer suas práticas com foco na democratização do conhecimento técnico e científico. Assim, a oficina se voltou a profissionais que trabalham com preparação de originais, revisão de textos, design, produção de conteúdo, divulgação e marketing editorial.

Para mais detalhes, visite o site da Abeu.

Acesse

IFRN