Representante de college canadense visita o IFRN

A instituição do Canadá recebe docentes brasileiros inscritos no Programas Professores para o Futuro

Publicada em 08/06/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Depois da diretora da universidade finlandeza de Hamk, Seija Mahlamaki-Kultanen,  hoje (8) foi a vez de a Reitoria do IFRN receber aa visita do  professor Steve Witty, coordenador da área de soldagem e metalurgia do Sault College, da cidade de Sault St-Merris, localizada no lado canadense dos Grandes Lagos da América do Norte. Ele foi recebido pelo reitor em exercício do Instituto, prof. José de Ribamar Silva Oliveira e pela diretora-geral do Campus João Câmara, Sônia Cristina Ferreira Maia.

O professor vai passar a semana aqui no Estado conhecendo as instalações dos Campi Natal-Central e João Câmara. Ele está sendo ciceroneado pelo professor Alexandro Rocha, do Campus João Câmara, um dos 43 professores brasileiros que participaram da primeira edição do Programa Professores para o Futuro, entre os meses de fevereiro a maio de 2014.  A visita conta com o apoio do professor de Inglês Tito Matias, também do Campus João Câmara, que está atuando como intérprete do visitante nas conversas com alunos e servidores da Instituição.

De acordo com o representante do College, já existe um memorando de entendimento entre as duas instituições e que o que se espera é  uma maior integração entre os seus profissionais para tornar mais efetivo o aproveitamento dos professores que participam do programa de capacitação.  "É muito importante um suporte por parte dos orientadores do College para que os professores, ao voltarem às suas instituições, consigam aplicar o que aprenderam", disse o professor.

De acordo com o professor Alexandro, de tudo o que ele viu nos três meses de capacitação no Canadá, o mais importante é a ênfase ao estreitamento dos laços entre o Instituto e as empresas.  "Desde a minha chegada temos mantidos contatos bastante proveitosos com duas empresas do setor energético que atuam lá na nossa região, uma de energia eólica e outra de energia solar, com o objetivo de desenvolvermos programas de estágio e projetos de pesquisa.  Neste momento, estamos fechando outra parceria, com uma empresa subsidiária da General Eletric", conta o professor Alexandro, que é coordenador do Curso de Energias Renováveis do Campus.

Além do IFRN, o professor Steve Witty vai visitar também os Institutos Federais do Amazonas,   Sul de Minas, Piauí, além de Alagoas e Sergipe.