Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Relatório de Gestão do IFRN em 2021 é aprovado pelo Conselho Superior
Consup

Relatório de Gestão do IFRN em 2021 é aprovado pelo Conselho Superior

01/04/2022 - O documento que regulamenta a contratação de professor visitante e visitante estrangeiro também foi aprovado

Relatório de Gestão do IFRN em 2021 é aprovado pelo Conselho Superior

Reunião do Conselho Superior ocorreu nesta sexta-feira (1º).

O Conselho Superior do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Consup/IFRN) realizou, na manhã desta sexta-feira (1º), reunião extraordinária. No encontro, realizado de forma virtual, foram pautadas a aprovação do Relatório de Gestão do ano de 2021 e do Regulamento de Contratação de Professor Visitante e Visitante Estrangeiro.

Relatório de Gestão do IFRN

A edição de 2021 do Relatório de Gestão do IFRN foi organizada pelos assessores Robercy Alves e Solange Thomaz, da Assessora de Gestão de Dados e Desempenho Estratégico da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (AGDE/Prodes/IFRN). O documento será disponibilizado na íntegra com a publicação da Resolução do Consup.

Carlos André, pró-reitor em exercício de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, declara que o Relatório Anual de Gestão “é o principal instrumento que o Instituto dispõe para mostrar para a sociedade todas as suas realizações, numa perspectiva de demonstrar não somente a importância dos resultados das ações finalísticas do IFRN para a sociedade, como também prestar contas de todos os recursos públicos a nós confiados pela sociedade brasileira no cumprimento zeloso e íntegro da nossa missão institucional”.

O caráter de transparência que o Relatório possui também foi ressaltado por Jean do Nascimento, estagiário da Prodes/IFRN. “É uma questão de transparência. Todos os anos fazemos o Relatório para dar uma resposta à sociedade sobre tudo o que foi feito no IFRN”, declarou.

Ações do IFRN em 2021

O Relatório de Gestão apresenta números e ações do Instituo ao longo de 2021. É o caso dos mais de 25 mil atendimentos de saúde a estudantes em situação de vulnerabilidade através de ações e programas de assistência estudantil e da capitação de recursos públicos externos de R$ 3 milhões para projetos de Extensão e Empreendimentos Econômicos Solidários.

Também são apresentados os 34 registros de propriedade intelectual; as 40 obras publicadas pela Editora IFRN; bem como os mais de 640 eventos científicos, culturais, artísticos e tecnológicos. Há ainda o registro de R$ 5 milhões em investimentos em Tecnologia da Informação para estrutura físicas e lógicas; a geração de energia solar, referente a 82% de toda energia elétrica consumida; e a reabertura do Centro de Referência em Tecnologia Mineral.

Regulamento de Professor Visitante e Estrangeiro

Os participantes da reunião do Conselho Superior do IFRN aprovaram, também, o Regulamento Contratação de Professor Visitante e Visitante Estrangeiro. O documento foi desenvolvido por uma comissão composta pelas Pró-Reitorias de Ensino (Proen/IFRN) e de Pesquisa e Inovação (Propi/IFRN), além da Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGPE/IFRN) e da Direção-Geral dos campi Pau dos Ferros e Santa Cruz.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento de Pessoal do Instituto, Erasmo Oliveira, havia, no IFRN, uma nota técnica da DIGPE/IFRN e uma deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepex/IFRN), baseadas em uma antiga legislação, que regulamentavam a ação. “O que a gente fez foi reunir tudo o que a gente tinha a respeito de professor visitante e visitante estrangeiro no IFRN e organizar isso em forma de Resolução do Consup”, declarou o coordenador.

Como relata a secretária do Consup/IFRN, Carolina Dantas, durante a reunião foram apontados ajustes pelos participantes, que serão acatados para posterior produção da Resolução do Regulamento. As resoluções serão publicadas na página do Consup no site do IFRN.

Tags: