Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Relatório de Gestão do IFRN em 2021 é aprovado pelo Conselho Superior
Consup

Relatório de Gestão do IFRN em 2021 é aprovado pelo Conselho Superior

01/04/2022 - O documento que regulamenta a contratação de professor visitante e visitante estrangeiro também foi aprovado

Relatório de Gestão do IFRN em 2021 é aprovado pelo Conselho Superior

Reunião do Conselho Superior ocorreu nesta sexta-feira (1º).

O Conselho Superior do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Consup/IFRN) realizou, na manhã desta sexta-feira (1º), reunião extraordinária. No encontro, realizado de forma virtual, foram pautadas a aprovação do Relatório de Gestão do ano de 2021 e do Regulamento de Contratação de Professor Visitante e Visitante Estrangeiro.

Relatório de Gestão do IFRN

A edição de 2021 do Relatório de Gestão do IFRN foi organizada pelos assessores Robercy Alves e Solange Thomaz, da Assessora de Gestão de Dados e Desempenho Estratégico da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (AGDE/Prodes/IFRN). O documento será disponibilizado na íntegra com a publicação da Resolução do Consup.

Carlos André, pró-reitor em exercício de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, declara que o Relatório Anual de Gestão “é o principal instrumento que o Instituto dispõe para mostrar para a sociedade todas as suas realizações, numa perspectiva de demonstrar não somente a importância dos resultados das ações finalísticas do IFRN para a sociedade, como também prestar contas de todos os recursos públicos a nós confiados pela sociedade brasileira no cumprimento zeloso e íntegro da nossa missão institucional”.

O caráter de transparência que o Relatório possui também foi ressaltado por Jean do Nascimento, estagiário da Prodes/IFRN. “É uma questão de transparência. Todos os anos fazemos o Relatório para dar uma resposta à sociedade sobre tudo o que foi feito no IFRN”, declarou.

Ações do IFRN em 2021

O Relatório de Gestão apresenta números e ações do Instituo ao longo de 2021. É o caso dos mais de 25 mil atendimentos de saúde a estudantes em situação de vulnerabilidade através de ações e programas de assistência estudantil e da capitação de recursos públicos externos de R$ 3 milhões para projetos de Extensão e Empreendimentos Econômicos Solidários.

Também são apresentados os 34 registros de propriedade intelectual; as 40 obras publicadas pela Editora IFRN; bem como os mais de 640 eventos científicos, culturais, artísticos e tecnológicos. Há ainda o registro de R$ 5 milhões em investimentos em Tecnologia da Informação para estrutura físicas e lógicas; a geração de energia solar, referente a 82% de toda energia elétrica consumida; e a reabertura do Centro de Referência em Tecnologia Mineral.

Regulamento de Professor Visitante e Estrangeiro

Os participantes da reunião do Conselho Superior do IFRN aprovaram, também, o Regulamento Contratação de Professor Visitante e Visitante Estrangeiro. O documento foi desenvolvido por uma comissão composta pelas Pró-Reitorias de Ensino (Proen/IFRN) e de Pesquisa e Inovação (Propi/IFRN), além da Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGPE/IFRN) e da Direção-Geral dos campi Pau dos Ferros e Santa Cruz.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento de Pessoal do Instituto, Erasmo Oliveira, havia, no IFRN, uma nota técnica da DIGPE/IFRN e uma deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepex/IFRN), baseadas em uma antiga legislação, que regulamentavam a ação. “O que a gente fez foi reunir tudo o que a gente tinha a respeito de professor visitante e visitante estrangeiro no IFRN e organizar isso em forma de Resolução do Consup”, declarou o coordenador.

Como relata a secretária do Consup/IFRN, Carolina Dantas, durante a reunião foram apontados ajustes pelos participantes, que serão acatados para posterior produção da Resolução do Regulamento. As resoluções serão publicadas na página do Consup no site do IFRN.

Ações do documento

Tags:
Página em carregamento