GESTÃO 2019

Relatório aprovado destaca avanços do IFRN

Sob a tutela do PDI, documento elenca dados do fazer acadêmico-administrativo do Instituto

Publicada em 11/08/2020 Atualizada há 1 ano

Relatório segue para apreciação e julgamento pelo Tribunal de Contas da União

O IFRN começa hoje uma série de matérias sobre o Relatório de Gestão 2019.

Aprovado em fins de julho, o documento instrumentaliza formalmente a prestação de contas dos administradores e gestores da Administração Pública Federal, sempre se referindo ao ano anterior. Para estudantes, campi e sociedade em geral, este Relatório de Gestão demonstra o caminho trilhado para que o Instituto alcance sua Função Social e cumpra sua Missão: “prover formação humana, científica e profissional aos discentes visando o desenvolvimento social do Rio Grande do Norte”. Os dados e suas explicações contidas no Relatório também apontam ao que ainda precisa ser feito ou melhorado.

IFRN em números

Responsável pela coordenação dos trabalhos de orientação e acompanhamento da construção do Relatório de Gestão, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes), é aquela que repassa aos campi e demais unidades sistêmicas o que precisa constar no documento, em qual formato e em qual prazo.

Aprovado pelo Conselho Superior do IFRN por unanimidade, a prestação de contas do Instituto em 2019 agora segue para apreciação do Tribunal de Contas da União (TCU), a quem compete julgar as contas anuais de instituições como o IFRN. O TCU analisará o conjunto de indicadores que resumem todas as atividades desenvolvidas na instituição.

Para Solange Thomaz e Wilken Santos, que compõem a equipe da Prodes, além do aspecto legal, o relatório de gestão busca fomentar o controle social, com o objetivo de aumentar a transparência, a credibilidade e a utilidade das contas públicas. Segundo a dupla, o documento é construído observando-se o desempenho dos indicadores vinculados aos objetivos estratégicos do Instituto.

“Em um trabalho conduzido pela Reitoria, e que envolve todos os campi, o Relatório é elaborado a partir dos temas exigidos pelo TCU, que regulamenta os conceitos, a forma, o conteúdo, os prazos e as responsabilidades das partes envolvidas nas prestações de contas anuais. Assim, através dos números alcançados e respectivas análises de resultado, os gestores relatam os principais desafios que tiveram para alcançar suas metas”, disse Wilken.

Objetivos Estratégicos

Foi em 2019 que aconteceu a aprovação do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), com 20 objetivos estratégicos e 79 indicadores. O Plano é quem dá o Norte ao fazer acadêmico-administrativo do Instituto. Entre tais objetivos estratégicos, o IFRN pode se orgulhar de ter alcançado números como:

• Mais de 39 mil alunos matriculados nas diferentes modalidades, com Permanência e Êxito escolar superior a 70%. Destes, mais de 27 mil estudantes tiveram algum atendimento de saúde, além da concessão de mais de 19 mil benefícios assistenciais a discentes em situação de vulnerabilidade.
  • Mais de mil alunos introduzidos no mundo do trabalho e 510 mulheres em situação de vulnerabilidade capacitadas pelo projeto Mulheres Mil.
  • Captação de recursos públicos externos na ordem de R$ 520 mil para os projetos de Extensão. E outros R$ 526 mil investidos no desenvolvimento de projetos de Pesquisa aplicada à inovação tecnológica e voltados à transferência de tecnologias para a sociedade, além de 30 obras publicadas em diversas áreas do conhecimento pela Editora do IFRN.
  • Mais de 40 prêmios nacionais e internacionais, em áreas com Ensino, Pesquisa e Extensão, como o 1º lugar no Prêmio Nacional de Estágio do Brasil e o Prêmio Educador Nota 10, conquista da professora Patrícia Barreto.

Desafios futuros

Dentro do Relatório de Gestão 2019, o macroprocesso Assistência Social traz como objetivo estratégico a ampliação e o fortalecimento de as ações de assistência social para os estudantes. Já o Macroprocesso Função Social tem como objetivo estratégico fortalecer a identidade institucional e promover análise de demandas acadêmicas em vinculação com o desenvolvimento e os arranjos produtivos, sociais e culturais locais. Em ambos os itens, o foco implícito é a Permanência e o Êxito escolar do corpo discente. Para que isso aconteça, a análise interna aponta para desafios futuros:

• Ampliação das ofertas de atendimentos dos programas de assistência estudantil a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, inclusive com necessidades educacionais específicas e transtorno funcional específico;
  • Acompanhamento da execução dos recursos planejados na dimensão Atividades Estudantis no intuito de garantir que os programas de assistência estudantil não sofram prejuízos, para prevenção de situações de retenção e evasão escolar;
  • Renovação do Plano Estratégico de Permanência e Êxito do IFRN;
  • Estratificar o acompanhamento da permanência e êxito por curso/campus.

Acesse

Relatório de Gestão 2019