Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Transparência

Reitoria tem nova equipe gestora sistêmica

Servidores são responsáveis por conduzir os debates e decisões que repercutem em todo Instituto

Publicada em 30/12/2020 Atualizada há 12 meses

Com a nomeação do reitor José Arnóbio, no dia 21 de dezembro de 2021, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) tem nova equipe de gestão sistêmica. Responsáveis pela condução dos processos de decisão que interferem em todo o Instituto, eles se pautam no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projeto Político Pedagógico (PPP) e normativos internos para planejar e definir, junto aos demais servidores da Instituição, as políticas e ações aplicadas de forma estruturante no IFRN. Dessa forma, são responsáveis pela elaboração e execução dos planos de ação nas áreas de Ensino; Pesquisa; Extensão; Administração; Planejamento e Desenvolvimento Institucional; Gestão de Pessoas, de Atividades Estudantis, de Tecnologia da Informação e de Comunicação Social e Eventos.

Os gestores sistêmicos atuam diretamente com seus grupos de trabalho na Reitoria e com os coordenadores e diretores correspondentes às suas áreas nos campi, que formam comitês, fóruns e grupos de trabalho. É responsabilidade deles, também, ampliar os diálogos e processos de decisão a todos os demais servidores do Instituto, consolidando a gestão democrática e coletiva. Nesse sentido, o pró-reitor de Ensino, professor Dante Moura, explica que a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), área sistêmica sob a sua coordenação, está revendo junto ao Comitê de Ensino (Coen) o replanejamento do plano de ação 2021. "Com os percalços sofridos em 2020, com a instabilidade política institucional e a pandemia de Covid-19, acabamos de assumir a gestão do Ensino com o desafio de nos reposicionarmos e redefinir nossas ações, sem perder de vista o PDI e o PPP", declarou.

"Todo o processo de replanejamento está sendo necessário para que a Instituição volte ao patamar de abril de 2020 e, a partir disso, avance. Para isso, formamos uma equipe com gestores que possuem experiência direta, tanto acadêmica quanto profissional, nas áreas que atuam", explicou o reitor José Arnóbio. Confira a estrutura administrativa completa da Reitoria e o currículo resumido da equipe gestora sistêmica:

Pró-Reitor de Ensino 

Dante Moura

Doutor em Educação pela Universidade Complutense de Madri (2003). Graduado em Engenharia Elétrica pela UFRN (1986). Professor do IFRN desde 1986 e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFRN) desde 2010. Coordenou o processo de criação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN (PPGEP) e o doutorado ofertado pelo Programa. Coordenou o PPGEP de 2013 a 2017. Coordenou o redimensionamento do Projeto Político-Pedagógico do IFRN (2004-2006). Participou da elaboração de documentos base do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (ProEJA). Foi um dos fundadores  e coordena o Núcleo de Pesquisa em Educação do (Nuped/IFRN). Integrou o Comitê Científico e coordenou o Grupo de Trabalho (GT) Trabalho e Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). 

Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação

Avelino Neto

Doutor em Educação pela Université Paul Valéry - Montpellier III e pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e dos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN) e em Educação (PPGED/UFRN). Pesquisador do Observatório da Diversidade (IFRN/CNPq). Sócio da ANPEd e da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (SOFIE). Interessa-se pelos fundamentos filosóficos da educação e, atualmente, suas investigações investem em temas como fenomenologia do corpo e estética; epistemologia das Ciências Humanas e Sociais na Educação Profissional; práticas de subjetivação e cuidado de si.

Pró-Reitora de Extensão

Denise Cristina Momo

Mestre em Administração pela UFRN (2013). Especialista em Cooperativismo pela Unisinos (2000).Graduada em Ciência Contábeis (1999) e em Administração (1996) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Foi bolsista vínculo CNPq na Organizações de Aprendizagens e Saberem em Iniciativas Sociais e Solidárias (Oasis/UFRN) entre 2012 e 2013. Atuou como coordenadora de Extensão do Campus Natal-Zona Norte do IFRN de 2018 a 2020. Coordenou a Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Econômicos Solidários do IFRN, Núcleo Campus Natal-Zona Norte, de 2018 a 2020. Somando as dimensões de Pesquisa e Inovação e de Extensão, atuou em 12 projetos ligados à área de Gestão Social.

Pró-Reitor de Administração

Juscelino Cardoso

Mestre em Administração pela UnP (2010). Especialista em Ciências Contábeis pela UFRN (1991). Possui aperfeiçoamento em Administração Escolar pela Associação Potiguar de Educação e Cultura e em Gerência de Qualidade na Educação pela UFRN. Atuou na docência pela UFRN no período de 1995 a 2004. É servidor do IFRN desde 1984, onde desempenhou as funções de coordenador de Adminstração Financeira e Contabilidade; chefe do Departamento de Orçamento e Finanças; gerente de Administração e Manutenção; assessor de Administração, Planejamento e Recursos Humanos; diretor de Administração e Planejamento e pró-reitor de Administração.

Pró-Reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional

Antônia Silva

Doutora em educação pela Universidade do Minho Braga/Portugal. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.Professora de Política e Gestão Escolar no IFRN/CNAT. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Mestre em Educação para Universidade Federal do Rio grande do Norte. É servidora do IFRN desde 1995. Possui experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Profissional, na formação inicial e continuada de professores. Atuou como diretora-geral do Campus Pau dos Ferros do IFRN de novembro de 2009 até abril de 2020. 

Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis

Valéria Regina

Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Especialista em “Os Impactos da Violência na Escola” pela Fundação Oswaldo Cruz (2017) e em Polícia Comunitária pela UFRN (2002). Graduada em Serviço Social (2001) e em Pedagogia (2016), ambas as formações pela UFRN. Atualmente é Assistente Social do IFRN, onde desenvolvia suas atividades na Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (Coass), da Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGPE). Atuou como professora da Prefeitura Municipal de Parnamirim. Tem experiência em pesquisas na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, tecnologia, segurança, Qualidade de Vida, saúde, mulheres na ciência e educação. 

Diretor de Gestão de Pessoas

Auridan Dantas

Mestre em Engenharia da Produção pela UFRN (2006). Especialização em Saúde Pública pela Facceba (1993) e em Qualidade em Prestação de Serviços pela ETFRN (1997). Graduado em Odoontologia (1984) e em Educação Física (1993) pela UFRN. Foi odontólogo no Ministério do Exército, da Prefeitura Municipal de São Tomé, do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e do IFRN; coordenador de Capacitação e Cursos Extraordinários da ETFRN, Gerente de Projetos da Funcern, Gerente e Diretor de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas do CEFET e do IFRN, diretor-geral do Campus João Câmara do IFRN; diretor de Esportes e tesoureiro da Associação Brasileira de Odontologia, Seção RN e da Associação de Servidores do IFRN (Asif), coordenou o Fórum de Dirigentes de Pessoal das Instituições Federais de Ensino (Forgep/Conif). É integrante nato da Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal das Instituições Federais de Ensino (CNDP). 

Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação

André Gustavo 

Doutor em Ciências da Computação pela UFRN (2015); Mestre em Sistemas e Computação pela UFRN (2008); Graduado em Ciências da Computação pela UFRN (2005). É professor do IFRN, Campus Parnamirim. Atuou como Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação do IFRN entre 2016 e 2020. Tem experiência na área de Ciências da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Sistemas Distribuídos, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Baseado em Componentes, Plataformas de Middleware com ênfase em interoperabilidade de plataformas, Cloud Computing e Linhas de Produto de Software. Atua com Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação e Comunicação, associados à Governança de TIC e de Transformação Digital.

Assessora de Comunicação Social e Eventos

Clara Bezerra

Mestre em Estudos da Mídia pela UFRN (2016). Especialista em Planejamento Estratégico em Comunicação pela Universidade Potiguar (2012). Graduada em Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda, pela Universidade Potiguar (2010) e em Letras, habilitação Língua Portuguesa e Literaturas, pela UFRN (2011). Publicitária no IFRN desde 2011, onde exerceu a função de Assessora de Comunicação Social e Eventos da Reitoria de 2016 a 2020. Concluiu o curso de Formação em Psicanálise pela Escola Brasileira de Psicanálise, seção Rio Grande do Norte, em 2020. Possui interesse em pesquisas e projetos sobre comunicação institucional, linguagens, narrativas e processos de significações.